Flores comestíveis: conheça algumas e suas propriedades

por | jul 9, 2014 | Saúde

Mais comumente utilizadas na culinária asiática, as flores comestíveis oferecem propriedades benéficas à saúde, além de sua funcionalidade ornamental de saladas e pratos especiais. Conheça algumas flores comestíveis:

Leia também:
O que são plantas medicinais?

Chá de salgueiro contra gripes e resfriados

Benefícios do chá de chápeu-de-couro

Hibisco

A flor de hibisco funciona como antioxidante natural. É rica em vitamina C, ostenta propriedades anti-inflamatórias e agentes que atuam contra a hipertensão, problemas respiratórios e doenças cardiovasculares. O chá de hibisco é bastante conhecido, por sua vez, pelo uso em dietas para perder peso, pois favorece a queima de gordura e combate a retenção de líquidos.

Calêndula

A calêndula tem uso medicinal, farmacológico e também culinário. A flor tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e cicatrizantes. É, frequentemente, associada ao tratamento de afecções de pele, com acne e dermatite.

Capuchinha

A capuchinha possui propriedades antibióticas, diuréticas e expectorantes. Além disso, funciona como antisséptico natural e carrega muitos benefícios para a pele e os cabelos, como o aumento de resistência de ambos