Entenda o que é o tumor de crânio encontrado no filho de Wesley Safadão, Yhudy, de 14 anos
Recentemente, Mileide Mihaile e Wesley Safadão comunicaram que o filho, Yhudy, de 14 anos, passou por uma cirurgia na cabeça. Nela, foi identificado um tumor ósseo no crânio do garoto – e, abaixo, explicamos do que se trata o granuloma eosinófilo encontrado no filho do ex-casal.
Filho de Wesley Safadão retira tumor do crânio

Usando as redes sociais, Mileide Mihaile e Wesley Safadão, ex-casal, comunicaram que o filho, Yhudy, precisou ser internado e passou por uma cirurgia recentemente. Tudo aconteceu após ele se queixar de dores de cabeça – e, na internação, médicos constataram um tumor no crânio.
“Exames constataram um tumor ósseo parietal do crânio conhecido como granuloma eosinófilo (histiocitose de Langerhans). O resultado da biópsia está em andamento, mas até o momento os indícios mostram que trata-se de um tumor benigno, e que não haverá necessidade de tratamento complementar como quimioterapia”, diz o comunicado.
Segundo a nota, Yhudy passa bem após a cirurgia e já está em casa, onde se recupera junto da família.
O que é o tumor de crânio do filho de Wesley Safadão?

Um tumor ósseo parietal é uma lesão no osso parietal, parte da calota craniana. Ele é, portanto, um crescimento anormal de células no interior de uma das laterais do crânio – fora do cérebro, mas dentro da cabeça.
Segundo informações disponíveis na National Library of Medicine, arquivo norte-americano de estudos médicos, o granuloma eosinófilo é uma forma benigna de uma doença chamada histiocitose de células de Langerhans (HCL).
Nessa doença, células de Langerhans, estruturas de defesa geralmente encontradas na pele, em mucosas e nos linfonodos, se associam a outros tipos de células (como eosinófilos) e, a partir de uma reação inflamatória, formam um crescimento. Esse crescimento é um tumor, e é benigno – ou seja, não tem comportamento invasivo como tumores cancerosos.
Ele geralmente aparece em ossos, como crânio, vértebras da coluna, costelas e mandíbula. No caso do filho de Wesley Safadão, em que o tumor surgiu na cabeça, ele tende a causar dor local, inchaço, abaulamentos e sensação de pressão caso játeja muito próximo do cérebro.
Em geral, a doença é tratada com cirurgia para remover a lesão e observação. Dependendo dos sintomas gerados e da localização do tumor, pode ser necessário fazer outros tratamentos, como terapia com corticosteroides e radioterapia para melhorar a condição. O prognóstico, no entanto, tende a ser bom.