Filho de Carlos Alberto tem infarto aos 54 anos: problema é comum nesta idade e dá 8 sinais

por | mar 14, 2019 | Saúde

https://www.instagram.com/p/BkC7eHYF4_g/

O filho apresentador Carlos Alberto Nobrega, Marcelo de Nóbrega, levou um susto nos últimos dias. Em comunicado publicado no Facebook, o ator e diretor de 54 anos contou, na última terça-feira (12), que sofreu de um infarto.

Marcelo não deu informações sobre a data do infarto, mas contou que, já se encontra em casa e que passa bem no processo de recuperação.

“Meus amigos, sofri um infarto mas já estou em casa me recuperando. Deus me deu mais uma oportunidade, não foi dessa vez! Agradeço a todos pelo carinho.”

https://www.facebook.com/marcelode.nobrega.9/posts/2637974659563793

Infarto

ShutterStock

O infarto do miocárdio acontece quando um coágulo interrompe a circulação do sangue em uma região do músculo cardíaco.

Consequentemente, os batimentos do coração são afetados, o que leva a falta de oxigenação de tecidos e órgãos, como o cérebro – que, em casos extremos, pode levar a danos irreparáveis e até mesmo à morte do paciente.

Quem pode ter infarto e idade mais comum

Quem tem diabetes, fuma, sofre de hipertensão, possui níveis de colesterol altos, é sedentário, obeso ou possui histórico familiar de problemas coronarianos está no grupo de risco de pessoas que podem ter um infarto.

A idade também é um critério. Segundo informações do HCor, os casos costumam acontecer em homens acima de 45 anos e mulheres com mais de 55.

Sintomas do infarto

O infarto, muitas vezes, é silencioso e seus sintomas podem ser confundidos com quadros menos graves, como azia e o estresse. Porém, é possível notar quando o infarto ocorre.

O principal sintoma sinalizado pelo infarto é a dor forte no peito, localizada, que dificilmente é irradiada para outras partes do corpo, como pescoço e costas. Além da dor, o ataque cardíaco também se manifesta por meio de:

  • Formigamento no braço esquerdo e pescoço
  • Falta de ar ou alteração no ritmo respiratório
  • Palpitação
  • Desmaio (em casos extremos)
  • Dor nas costas
  • Queimação no estômago (sem relação com alimentos)
  • Náusea e vômito

Caso os sintomas ilustrados sejam notificados, o recomendado é procurar um serviço médico o quanto antes já que o infarto tem como característica a evolução muito rápida do quadro.

Infarto: curiosidades