Fibromialgia: o que é, sintomas e tratamento

por | jun 30, 2016 | Saúde

Uma doença que causa dores fortes e tem impactos graves no bem estar, gerando fadiga e indisposição, além de distúrbios no sono. É a fibromialgia, problema ainda pouco divulgado e que gera muitas dúvidas.

Leia também:

Câimbra: conheça as causas mais comuns

Dor na coluna: dicas para quem passa o dia todo sentada

Exercícios feitos em casa podem aliviar a dor nas costas

No Brasil, cerca de 10% da população sofre com a doença, segundo dados da Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro), sendo a grande maioria (80%) mulheres acima dos 25 anos.

Sintomas da fibromialgia

As dores são os principais sintomas e podem ser tão fortes a ponto de levar alguns pacientes à depressão. “Em quase todos os quadros, os pacientes reclamam de uma dor generalizada pelo corpo inteiro, que varia entre uma sensação de ‘quebradeira geral’ até chegar a uma intensidade incapacitante, presente na maior parte do dia”, afirma a anestesiologista Fabíola Minson, especialista no tratamento da dor.

Causas da fibromialgia

A informação dos pacientes é uma das formas mais eficazes de diagnosticar o problema e buscar o melhor tratamento. “Fatores emocionais e físicos como uma infecção, um episódio de gripe ou até um acidente de carro, podem estimular o aparecimento da fibromialgia“, explica a especialista.

Tratamento da fibromialgia

A doença não tem cura conhecida, mas com os tratamentos corretos é possível melhorar a qualidade de vida. Além dos remédios, também são recomendadas técnicas de relaxamento, alongamento, fisioterapia e exercícios físicos de baixo impacto. Tentar levar uma vida menos estressante também pode ajudar.

“Muito dos alongamentos indicados são simples e podem ser realizados em apenas alguns minutos, em qualquer lugar. Porém, o mais importante é realizar alguma atividade física, sem exagerar, para que o efeito não seja o contrário e o paciente fique com dor muscular”, diz.