Por que não é bom fazer xixi agachada? O que acontece no seu corpo quando você não se senta

Ao contrário do que se imagina, essa posição pode causar ainda mais risco de infecção urinária

Usar um banheiro público para uma mulher pode se tornar uma prova de equilíbrio. Afinal, desde a infância, se aprende que não se deve sentar no vaso sanitário fora de casa. O resultado: a missão de fazer xixi em uma posição completamente desconfortável torcendo para não errar e, principalmente, não se sujar.

No entanto, estudos mais atuais constataram duas coisas. A primeira é de que não há mal nenhum sentar no vaso sanitário. Já a segunda assegura que fazer xixi agachada faz mais mal do que se sentar em um banheiro público. Entenda o motivo.

Fazer xixi faz mal para a saúde da mulher?

(Crédito: gpointstudio/freepik)

Uma das maiores defensoras de sempre usar o banheiro sentada é a cientista Mari Krüger e ela tem uma explicação básica. “Eu sou muito a favor da ideia de que se todo mundo sentar vai estar sempre limpo e todo mundo vai conseguir sentar”, afirmou no Acessíveis Cast.

No entanto, sua convicção vai muito além da teoria de que essa é a melhor maneira de deixar um banheiro limpo. Há estudos científicos que afirmam que fazer xixi agachada é ruim.

“O agachamento sem apoio adequado pode impedir o relaxamento completo dos músculos do assoalho pélvico, resultando em esvaziamento incompleto da bexiga (por mais que você sinta que esvaziou por completo, não esvaziou)”, explica. Essa retenção, então, acaba criando um ambiente propício à proliferação bacteriana, aumentando o risco de infecções urinárias. “Além disso, a tensão constante nesses músculos pode levar a disfunções do assoalho pélvico ao longo do tempo (podendo levar a escapes de xixi)”, completa.

Sendo assim, o mais indicado é se sentar. Você pode passar um papel com álcool, lenço umedecido ou usar as proteções que alguns banheiros disponibilizam, caso se sinta mais confortável. “A pele intacta atua como uma barreira eficaz contra a maioria dos patógenos (microorganismos que causam doenças) presentes nessas superfícies”, afirma Mari.

Saúde íntima