Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Gothenburg, na Suécia, identificou que existe uma ligação entre os padrões de sono e as fases lunares, especialmente no período da lua cheia.
Leia também:
Apneia do sono: o que é, cirurgia e tratamento com máscara
Melhores posições para dormir e ter uma noite tranquila
8 dicas para dormir bem

Segundo reporta o portal The Huffington Post, o trabalho observou 47 jovens adultos saudáveis. Os pesquisadores notaram que o sono era atrasado, em média, em 25 minutos durante o período de lua cheia. Eles também descobriram que os voluntários ficaram mais vulneráveis a interrupções no sono durante o período de lua cheia.
Já no período de lua nova, os estudiosos perceberam que os participantes passaram, em média, 30 minutos a mais na fase REM do sono.
Durante o período em que foram avaliados, os participantes dormiram fora da exposição à luz da luz, o que elimina a iluminação como possível causa da interrupção do sono ou mudanças nos padrões.
Mais evidências
As descobertas recentes estão de acordo com uma pesquisa mais antiga que também relacionou mudanças no sono com os ciclos da lua. Em 2013, pesquisadores da Suíça divulgaram os resultados de um estudo que também mostrou que a duração do sono diminuía durante os dias da lua cheia – cerca de 20 minutos a menos de sono.
Além disso, os participantes demoraram, em média, 5 minutos a mais para adormecer durante a fase da lua cheia. As medições das atividades durante o sono mostraram, ainda, que houve uma redução de 30% nas ondas delta, uma onda cerebral que indica o sono profundo.