Quando o estresse do dia a dia é maior do que os períodos de repouso, pode surgir uma doença não muito conhecida, chamada de fadiga adrenal. Quem sofre desta síndrome causada pelo mau funcionamento da glândula suprarrenal se sente permanentemente cansado e indisposto, além de estar mais suscetível a infecções.
Leia também:
Saiba porque os alimentos integrais aceleram o emagrecimento
Batata doce é boa fonte de carboidratos e ajuda a emagrecer
Sementes de girassol previnem doenças degenerativas
Esta glândula é a primeira parte do corpo a ser diretamente atingida pelos efeitos do estresse e, nessas situações, passa a funcionar de forma errada e não secreta os hormônios que deveria. “Como o cortisol (hormônio secretado) equilibra o sistema imunológico, na sua falta, a pessoa fica mais suscetível a inflamações, infecções, alergias, dermatites, dores musculares e articulares”, explica a nutricionista funcional Flávia Cyfer.
O desequilíbrio no metabolismo leva ao ganho de peso. Crédito: Shutterstock
Sintomas
Além do cansaço, outros sinais que denunciam a doença são: infecções e gripes frequentes, ganho de peso e dificuldade em emagrecer, ansiedade e irritabilidade, alterações do sono, baixa libido, tonturas, baixa concentração, apatia, compulsão por doces, salgados, cafeinados e frituras, de acordo com a nutricionista.
Então, se você tem sentido dificuldades para acordar, come exageradamente durante a tarde, não demonstra o menor interesse por sexo e se irrita com facilidade, talvez seja a hora de procurar um especialista.
Tratamento para fadiga adrenal
A síndrome pode ser tratada com reposição hormonal, mas a alimentação exerce papel fundamental para controlar os sintomas e garantir uma vida mais feliz e saudável.
-Restrinja o consumo de alimentos refinados como pão, arroz e massas brancas. Prefira as versões integrais
– Evite alimentos que contém glúten, pois eles são potencialmente alergênicos (aveia, centeio, derivados de farinha de trigo). Laticínios também devem ser evitados.
Bebidas estimulantes devem ficar fora da dieta. Crédito: Shutterstock
– Café e bebidas estimulantes são proibidos, bem como açúcar
– Invista em alimentos ricos em ômega 3 (salmão, linhaça, chia); frutas e vegetais com alto teor de vitamina C (laranja, caju, acerola), fontes de zinco (semente de abóbora) e vitaminas do complexo B (cereais integrais)
– Cuidado com o jejum prolongado (mais de 3h) e privação de sono
– Incorpore antioxidante à dieta para combater os radicais livres. Estes alimentos trazem diversos benefícios: suco de uva integral protege o coração, suco verde limpa o organismo e frutas oleaginosas são ricas em gordura do bem.
Para evitar que a fadiga adrenal retorne, além de controlar os níveis de estresse, você deve apostar em uma dieta balanceada. Confira este vídeo e aprenda alguns truques para deixar a sua alimentação mais saudável e ficar longe de doenças.