Dores de cabeça, desconfortos nas mamas, cólicas, enfim, sintomas típicos de tensão pré-menstrual (TPM) em um ciclo sem sangramento: o fenômeno, apesar de pouco comum, existe e é clinicamente chamado de amenorreia.
Menstruação que não tem sangramento

A amenorreia, mais conhecida como menstruação retida, é caracterizada como um tipo de menstruação em que a mulher não sangra e que pode ser perigoso se não tratada corretamente.
De acordo com o ginecologista Pedro Dória, do Hospital 9 de Julho, a menstruação presa normalmente surge durante a puberdade e significa que a mulher teve a descamação do endométrio, mas o sangue proveniente dela não conseguiu sair do corpo.

Grande parte das condições que causam a menstruação retida são congênitas, ou seja, estão presentes na mulher desde seu nascimento. O problema geralmente é descoberto no período da primeira menstruação, que ocorre em média dos 11 aos 13 anos, quando a menina passa a sentir fortes dores pélvicas, mas não apresenta sangramento.
Apenas em casos ainda mais raros a menstruação que não desce aparece na vida adulta e, segundo o médico, acontece após a obstrução do canal vaginal por objetos.
Sintomas de menstruação retida

Os sintomas de menstruação presa incluem as típicas manifestações da TPM, mas sem o sangramento em si. Você pode sofrer de amenorreia quando:
- Sente dores de cabeça intensas
- Apresenta quadros de acne
- Tem falta de lubrificação vaginal
- Exibe aumento do crescimento dos pelos pelo corpo
- Sofre com dores dos seios
- Apresenta cólicas sem sangramento
Tratamento da menstruação retida

O tratamento da amenorreia vai depender da causa do problema. Se for causada por fatores congênitos, pode exigir uso de medicamentos à base de hormônios, cirurgia ou ambos. Em casos de menstruação retida por alguma doença sistêmica, o tratamento da própria condição já deverá fazer com que os ciclos menstruais se normalizem.
Menstruação fora do normal
- 5 sinais de que sua menstruação pode estar te deixando anêmica
- Razões que fazem menstruação durar muito mais dias do que o normal
- Menstruação adiantada: quais são as causas? Devo me preocupar?