Entenda o que pode causar a alteração na produção de glóbulos vermelhos pelo organismo
Quando se fala em anemia, muita gente pensa apenas na falta de ferro. Mas, na verdade, existem diferentes tipos de anemia, com causas, sintomas e tratamentos específicos. Entenda abaixo, então, como identificar os sinais de cada uma delas.
Tipos de anemia

Anemia ferropriva
Tipo mais conhecido e frequente, a anemia ferropriva acontece quando o corpo tem deficiência de ferro, um mineral essencial para a produção de hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio no sangue. Ela pode surgir por dietas pobres em ferro, perdas sanguíneas (como menstruação intensa) ou problemas de absorção do mineral. Os sintomas mais comuns incluem cansaço, fraqueza e palidez.
Anemia macrocítica
A anemia macrocítica glóbulos vermelhos estão aumentados de tamanho. O tipo megaloblastico é o mais comum e sua causa tem relação com a falta de vitamina B12 ou folato.
Anemia microcítica
Como o nome sugere, essa anemia é causada por glóbulos vermelhos menores do que o padrão. Normalmente, está relacionada à falta de ferro.
Anemia normocítica
Há, contudo, como desenvolver uma anemia mesmo com os glóbulos vermelhos no tamanho padrão. Ela é causada por perda de sangue repentina, mas também em casos de falta de ferro.
Anemia por deficiência de ácido fólico
Como o nome sugere, esse tipo de anemia está associado a essa vitamina, que costumamos ter baixa reserva no organismo. Importante na gestação, ela tende a cair ainda mais, colocando as gestantes em risco de desenvolver a doença, caso não façam a suplementação.
Anemia por deficiência de vitamina B12
Costuma surgir quando há uma dificuldade de absorção desse nutriente. Em geral, essa queda da vitamina está ligada a alterações no estômago ou no intestino.