Exercícios para jovens hipertensos

por | set 24, 2011 | Saúde

As desordens com a pressão arterial atinje cada vez mais a pessoas com idade inferior a 30 anos, e para manter o corpo saudável sem ser prejudicado pela própria condição, há que conhecer os mais recomendados, e quais são os exercícios para jovens hipertensos.

Ainda que a hipertensão seja considerada “ um assassino silencioso”, não há que entrar em pânico se tem, por exemplo, 20 anos de idade, e já foi diagnosticado com a condição. Há sim, que voltar-se para um estilo de vida mais saudável.

Uma das melhores formas de controlar a pressão arterial é através de uma rotina de exercícios físicos, pois irá fortalecer o coração. Enquanto trabalha os músculos do corpo, o coração bombeia mais sangue, e de maneira muito mais fácil. Por consequência, existe uma redução da pressão nas veias, diminuindo o impacto desta condição.

Mas qual é o exercício mais recomendado? Médicos americanos do Instituto Healthmeup, indicam que há pelo menos 5 modalidades que podem ser praticadas.

Aeróbicos

Estes exercícios têm grande influência na regulação da pressão arterial. Na lista de opções estão a caminhada, corrida, natação e ciclismo. Há que manter uma frequência diária de meia hora.

Musculação

O treino com pesos poderá causar um aumento súbito da pressão. Todavia, a médio e longo prazo proporciona grandes benefícios. Dependendo da intensidade da sua condição, fale com um médico antes de iniciar, afim de que seja determinado qual o tempo diário recomendado.

Meditação e Yoga

Se um dos causadores do seu aumento de pressão for o estresse, a meditação e a Yoga serão de grande ajuda. Pratique pelo menos 3 vezes por semana, no mínimo 1 hora cada.

Técnicas de Respiração

O resultado de uma pesquisa publicado no American Journal of Hypertension, indica que as Técnicas de Respiração ajudam a definir e a equilibrar o nível da pressão de maneira muito natural. Este é um dos exercícios mais recomendados, e deve ser feito todos os dias.