Excessos de Simaria reativaram doença grave: “Não podia pegar meu filho no colo”

por | maio 28, 2018 | Saúde

https://www.instagram.com/p/Bg7D1DbnTH8/

Depois de ficar quase dois meses afastada do público, Simaria finalmente reapareceu e decidiu abrir o jogo sobre seu estado de saúde. A cantora, que havia cancelado todas as atividades após ser diagnosticada com tuberculose ganglionar, no início de abril, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa “Fantástico”, da TV Globo, para falar de sua recuperação e ainda deu uma boa notícia aos fãs.

Saúde de Simaria

https://www.instagram.com/p/BhMHnahHeIj/

Na conversa com a jornalista Giuliana Girardi, a artista relembrou como foi a descoberta da doença grave, que tem difícil diagnóstico e está bastante relacionada à baixa imunidade. De fato, no caso dela, a rotina intensa de shows e outros compromissos estavam afetando diretamente seu bem-estar, a ponto de fazê-la baixar muito de peso e não se cuidar como deveria.

“Eu avisei a todas as pessoas que estavam a minha volta que eu não estava bem e eu estava esperando que alguém tomasse uma atitude por mim. Mas só eu podia tomar essa atitude. Falavam para mim: ‘Você está muito magra, pelo amor de Deus, vai se cuidar’. Eu peso em torno de 50 quilos, algo assim, e eu caí para 42. Eu não podia pegar meu filho no colo, porque eu não tinha força”, afirmou Simaria, emocionada, lembrando que o pequeno Pawel, de dois anos e meio, ficava pedindo para ficar em seus braços.

https://www.instagram.com/p/BYWkrEVgXjA/

Já muito fraca, a cantora ainda encarou uma última apresentação antes de fazer uma pausa necessária em sua agenda. No show realizado em Londrina (PR), no dia 9 de abril de 2018, Simaria conta que não conseguia respirar direito e precisava sair do palco o tempo todo, porque sua pressão baixava e ela chegava a colocar sal na boca para se sentir melhor.

“Eu entendi que aquele era o momento de ir embora para casa e procurar um médico”, disse. Foi então que ela se submeteu a uma série de exames e recebeu o diagnóstico da tuberculose ganglionar.

O que é a tuberculose ganglionar?

https://www.instagram.com/p/Bcxy579nuoS/

Como o nome diz, a doença infecciosa atinge os gânglios, que são pequenos órgãos espalhados pelo corpo, responsáveis pelo funcionamento de nosso sistema imunológico. Simaria, que já sofreu outras duas vezes com tuberculose, teve um dos gânglios de seu pescoço afetado e ficou com nódulos inflamados na região.

De acordo com o infectologista David Uip, que atendeu a cantora, ela teve uma tuberculose primária há três anos que não deu sinais clínicos, ou seja, não manifestou seus sintomas mais visíveis. Como não foi tratada adequadamente, as bactérias que causam a doença acabaram se espalhando através da corrente sanguínea e se instalaram no gânglio.

“Agora, [a doença] reaparece e nós chamamos isso de reativação da tuberculose. Para mim está muito claro: ela se excedeu. Cantou demais, fez shows demais, comeu de menos, viajou demais. Então, o sistema imune não deu conta e reativou um bacilo [bactéria que provoca a tuberculose] que já estava lá, quietinho”, afirmou o médico.

Agenda cheia e volta aos palcos

https://www.instagram.com/p/BghaCORgSzw/

Confirmando a rotina intensa de atividades, Simaria declarou que vem trabalhando incessantemente desde os 14 anos de idade. Ela, que agora está com 35, afirmou já que chegou a fazer três shows por noite. “Quem tem vida assim? Isso é vida? Não quero mais fazer 30 shows no mês”, disparou ela, acrescentando que costumava dormir apenas três horas por noite.

Sempre na estrada e viajando de uma cidade a outra, a cantora também falou que estava se alimentando mal, já que não tinha tempo e só comia “porcaria” após as apresentações. Agora, porém, ela está mais cuidadosa e mudou a dieta com opções mais saudáveis e também comendo com mais frequência.

Ao lado da irmã, Simone, que vem se apresentando sozinha nos shows, Simaria ainda aproveitou a entrevista ao “Fantástico” para anunciar que vai, sim, voltar aos palcos. Segundo ela, o retorno está programado para meados de julho ou início de agosto deste ano. Com menos shows programados, as duas até prepararam uma surpresa para este momento e deram uma palhinha de uma nova música.

https://www.instagram.com/p/BjS5fmbAloV/

Doença de Simaria