Principal componente do sal de cozinha, o sódio é essencial para a execução de funções vitais. Sem ele, o organismo não seria capaz de transportar nutrientes e oxigênio, transmitir impulsos nervosos ou mover músculos. Contudo, a ingestão excessiva deste mineral traz uma série de complicações ao organismo, como a hipertensão.
Leia também:
Shoyu engorda por ser bomba de sódio e traz riscos ao coração
Arroz e feijão, juntos, são importantes para quem quer emagrecer
Confira três receitas de sucos desintoxicantes
Cardiologista e especialista em hipertensão do HCor, Celso Amodeo explica que o cloreto de sódio atrai e absorve as moléculas de água, provocando a retenção hídrica e diminuindo a circulação de líquidos no organismo. Na tentativa de se reequilibrar e aumentar o fluxo de sangue, o corpo eleva a pressão arterial, situação que geralmente resulta em uma doença cardiovascular.
O sódio pode estimular a perda óssea que resulta em osteoporose, pois favorece a eliminação de cálcio pela urina. Outros problemas, como câncer de estômago, espessamento do músculo do coração (hipertrofia ventricular esquerda) e catarata também estão relacionados ao consumo excessivo de sal.
Alimentos industrializados são bombas de sódio
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a ingestão diária máxima de sal é de 5 g, que contêm 2000 mg de sódio. Alimentos industrializados são verdadeiras bombas deste mineral e fazem com que a quantidade ideal seja ultrapassada com facilidade. Por exemplo: um pacote de macarrão instantâneo tem cerca de 1600 mg de sódio; meia unidade de lasanha congelada, 1700 mg; duas salsichas, 1200 mg.
Pães, queijos, enlatados, embutidos e refrigerantes dietéticos também apresentam alto teor de sódio. Para evitar os excessos, preste atenção no rótulo dos produtos, aposte nas preparações caseiras e tire o saleiro da mesa. Colocar sal no prato é um hábito nada saudável que pode ser deixado de lado com um pouquinho de força de vontade. Aos poucos, o paladar se acostuma a sabores menos intensos.
Mix de ervas pode ser alternativa ao sal de cozinha
A nutricionista Paula Castilho dá a dica de um mix de temperos que pode ser um grande aliado da cozinha. Estas ervas conferem sabor aos alimentos e ajudam a driblar a vontade de colocar uma pitadinha a mais de sal.
Ingredientes
1 col de sopa de manjericão
1 col de sopa rasa de salsa
1 col de sopa de orégano
½ col de sopa de tomilho
Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador e guarde em um pote fechado com temperatura ambiente. Adicione sobre o cozimento ou no alimento já pronto.