Mulheres saudáveis costumam fazer exames de rotina desde muito cedo, na adolescência. Com o avanço da idade, a lista só aumenta, e as visitas ao laboratório ficam mais frequentes.
Além do autoexame das mamas, o papanicolau e os exames de sangue que todo mundo faz antes dos 30 anos, a chegada da maturidade exige um cuidado a mais com a saúde.
Exames após os 30 anos
O primeiro exame adicionado na rotina é a mamografia, que analisa os tecidos internos do seio e identifica possíveis tumores.
Deve ser feita anualmente após os 40 anos, mas a ginecologista Luciana Deister lembra que, em casos de histórico familiar de câncer de mama, o exame pode ser indicado logo aos 30 anos.

Exames após os 40 anos
A médica explicou no Instagram que os principais cuidados após os 40 anos devem ser com os efeitos da menopausa e a prevenção da osteoporose. Por isso, os primeiros exames depois desta idade são a densitometria óssea e o perfil hormonal.
Ela também indica uma ecografia pélvica e transvaginal, para avaliar os ovários e verificar a presença de cistos, endometriose, pólipos ou miomas. Em caso de histórico familiar de câncer no intestino, recomenda-se ainda um exame proctológico.
Exames após os 50 anos
Além de todos os exames indicados até os 40 anos, as mulheres com mais de 50 precisam ter atenção redobrada com a osteoporose e podem ter que fazer densitometria óssea com mais frequência.
Outras alterações metabólicas que se agravam com a idade devem ser investigadas com exames de sangue para medir os níveis de colesterol, triglicerídeos, glicemia e insulina.
https://www.instagram.com/p/Bwu7m36FGm8/