Caso você sinta febre, dor de cabeça e fraqueza é possível que o médico te peça para fazer um exame de dengue. Existem algumas opções de testes para detectar a doença. Conheça essas possibilidades a seguir.
Leia também
3 receitas caseiras para afastar o mosquito da dengue
Chikungunya e dengue: qual a diferença?
Repelente de mosquito natural: 3 receitas com cânfora
Sorologia para dengue: IgG e IgM
Esse exame de sangue é o mais comum atualmente. Ele detecta os anticorpos IgG e IgM que o organismo produz para combater a dengue. O IgM aparece entre 6 e 10 dias após o momento em que você adquiriu o vírus, por isso o teste é feito nesse período. Os anticorpos IgG são produzidos mais tarde e ficam no corpo por mais tempo.

Por isso, ter IgM positivo pode indicar que a dengue está em curso e ter apenas o IgG positivo pode ser sinal que a doença já está curada.
Quanto tempo demora para ficar pronto?
Pode variar de acordo com o laboratório, mas, em geral, leva cerca de dois dias úteis.
Contagem de plaquetas
Um dos sintomas da dengue, principalmente se for dengue hemorrágica, é a diminuição do número de plaquetas no sangue, cujas funções estão relacionadas à coagulação. Normalmente, esses elementos sanguíneos devem ter valores entre 150.000 e 400.000 ao exame.
Quanto tempo demora para sair o resultado?
O prazo de entrega por laboratórios costuma ser no máximo de um dia útil. Em hospitais, o exame pode ficar pronto em algumas horas.
Prova do laço

A prova do laço é feita com um garrote, que costuma ser o aparelho usado para medir a pressão arterial, chamado de esfigmomanômetro. Em seguida, o profissional responsável pelo exame contará a quantidade de pontinhos avermelhados surgiram em uma determinada área do seu braço. “Isso ajuda a identificar se o número de plaquetas está baixo, um sinal que pode estar relacionado à dengue, mas não diagnostica a doença”, explica a infectologista Graziella Hanna. O resultado é obtido na hora.
O resultado sai na hora?
Sim, o profissional que realiza o exame interpreta os resultados no mesmo momento.
PCR para identificar dengue
Também chamado de teste molecular, esse exame pode identificar a dengue nos primeiros 5 dias da doença. Ele detecta o material genético do vírus antes que ele se multiplique através do exame de sangue.
Em quanto tempo sai o resultado?
Em média, de duas a três horas, mas pode variar de acordo com o laboratório.
Teste rápido
A infectologista explica que esse exame é feito nas primeiras 72 horas dos sintomas da dengue, o exame identifica a concentração do antígeno NS1 no sangue, que costuma estar alto em pessoas com a doença.
Quanto tempo demora para ficar pronto?
Como já diz o nome, o teste leva cerca de duas horas, mas também pode variar de acordo com o laboratório.
Onde fazer exame de dengue?
Procure por postos de saúde, laboratórios e hospitais. Uma boa precaução é ligar antes e se informar sobre quais exames são realizados.