null: nullpx
patrocinado-Tasaudavel

Exagerando no doce? Veja como fazer substituições mais saudáveis e saborosas

Publicado 29 Dez 2020 – 09:40 AM EST | Atualizado 29 Dez 2020 – 09:45 AM EST
Compartilhar

Não tem como negar que é uma delícia saborear uma boa sobremesa, principalmente para quem gosta de tudo bem doce, incluindo sucos e o cafezinho de todo dia. No entanto, o consumo excessivo de açúcar traz sérios problemas para saúde! Para equilibrar isso sem abrir mão do sabor doce na sua vida, a dica é apostar em substituições inteligentes e saudáveis.

O primeiro passo é entender como o açúcar age no nosso organismo. Aquela sensação boa que sentimos ao comer um chocolate tem explicação.

Isso acontece porque o açúcar aciona áreas cerebrais relacionadas ao mecanismo de recompensa, que por sua vez libera grandes quantidades de dopamina, um neurotransmissor ligado à emoção e à sensação de prazer. Por isso, pode-se dizer que é fácil e perigoso desenvolver o vício por açúcar.

E o problema não para por aí. Todas as vezes que ingerimos algum tipo de açúcar, como o refinado, xarope de glicose e sacarose, o corpo produz insulina para evitar que o nível de glicose se eleve acima do normal. Então, quanto mais açúcar, mais insulina.

Este hormônio é responsável por retirar o açúcar do sangue e levar para as células. Só que quando os níveis de insulina estão altos e constantes no organismo, os resultados não são positivos: excesso de peso, doenças metabólicas, envelhecimento precoce, inflamações e danos ao sistema imunológico são algumas consequências.

Aposte nos adoçantes inteligentes

Agora que você já tem motivos de sobra para reduzir ou excluir de vez o açúcar da sua alimentação, fica a dúvida: por onde começar? Uma forma prática e segura é apostar em adoçantes inteligentes feitos com extratos naturais (link para Zero Puravida).

O diferencial desses produtos é que mantém o sabor muito semelhante ao açúcar, sem o retrogosto dos adoçantes comuns. Na hora de escolher, vale procurar por esses três ativos naturais: stévia, taumatina e eritritol.

A stévia é extraída da planta nativa Stévia Rebaudiana. Tem zero calorias e um sabor delicioso. Ajuda no controle de pressão alta e dos níveis de glicose no sangue. A taumatina vem do fruto da árvore africana Thaumatococcus daniellii. É metabolizada pelo organismo como uma proteína e tem índice glicêmico zero.

Já o eritritol é extraído da fibra de madeira Birch pela fermentação natural. O sabor é muito semelhante ao açúcar porém sem calorias!

Sobremesas saudáveis e deliciosas

Com criatividade e os produtos certos, é possível criar doces muito saborosos e sem açúcar. Separamos algumas ideias para inspirar e colocar em prática na cozinha!

1 - Torta de abacate

2 - Sorbet de frutas vermelhas

3 - Waffle de cacau

4 - Creme de chocolate saudável

5 - Bolinho com calda de chocolate

6 - Brownie de cacau com avelã

Zero Puravida é um adoçante natural de nova geração produzido com alta tecnologia e extratos naturais! Por isso, elimina o retrogosto dos adoçantes comuns.

Compartilhar
RELACIONADO:patrocinado-Tasaudavel

Mais conteúdo de interesse