Ewbank teve crise mista de estresse e pânico e detalha sensações. Por que acontece?

por | jul 12, 2017 | Saúde

A carga mental suportada por muitas mulheres que se preocupam com trabalho, filhos e cuidados próprios pode refletir, em alguns casos, em um quadro de estresse e levar até a transtornos psiquiátricos, como a síndrome do pânico

A apresentadora Giovanna Ewbank passou por um episódio de crise mista de estresse com pânico e contou em detalhes o que sentiu em vídeo da youtuber Boca Rosa, Bianca Andrade.

Crise de estresse e pânico: sensações

Giovanna Ewbank contou que já sofreu três picos de estresse e chegou a ser internada “com soro na veia” por conta dessas situações. Mais recentemente, enfrentou uma crise mista de estresse e síndrome do pânico. Ela detalhou as sensações (a partir do tempo 5 minutos e 56 segundos):

“Eu sou a que quer por a mão na massa. A minha filha, eu quero cuidar, meu marido, eu quero cuidar, minhas coisas, eu quero fazer. Então, é a maior loucura”.

“Na última crise que eu tive, foi pânico com estresse. Eu tive um lapso de perda de memória. Eu estava no hotel estudando para entrevistar o pessoal da Netflix, na correria de trabalho, mãe e esposa. De repente, minha mão não fechava para pegar uma caneta. Comecei a escrever e a caneta caiu”, contou à youtuber.

“Eu estava muito cansada. Então, peguei o celular para estudar por ele. E falei: ‘gente, tá meio embaçado aqui’. De repente, comecei a sentir minha mão e meu rosto formigando. Minha amiga achou que eu estava tendo um AVC e disse que me levaria para o hospital”, relata.

“De repente, eu perguntei o que eu estava fazendo no hotel. Não sabia. Acho que é tanta informação, responsabilidade, preocupação, que às vezes eu dou ‘tilt’”. 

Depois da crise, Giovanna Ewbank conta que ficou em casa por 20 dias, sem realizar trabalhos externos, para conseguir descansar. 

Como e por que acontece?

O estresse é uma reação do organismo a uma situação de tensão ou ameaça que pode surgir da sobrecarga de preocupações e tarefas. Esse quadro é muito comum entre as mulheres, que se veem compelidas a dar conta de tudo e conciliar informações sobre o trabalho, os filhos e o marido ao mesmo tempo. O corpo, então, reflete com sintomas como os descritos pela famosa, como formigamento e memória fraca. 

Ao todo, são cerca de 21 sintomas que podem surgir por estresse, entre eles também estão irritação e falta de ar.

Em longo prazo, o estresse pode se associar a doenças psiquiátricas, como síndrome do pânico. 

Neste transtorno de ansiedade, como relatado por Ewbank, o formigamento do corpo está entre os 12 sinais que antecedem a crise. O paciente com pânico pode ainda sofrer com palpitação ou taquicardia, suor excessivo, enjoo, tontura e desmaio, calafrios e ondas de calor. 

Muitas pessoas confundem esses sinais com indícios de um ataque cardíaco. É preciso se acalmar e saber que a dor de infarto é extremamente intensa e irradia para o braço esquerdo ou para a mandíbula. 

Tratamento

Estresse

Alimentação saudável, exercícios e hábitos como dormir bem, ter momentos de lazer, entre outros, são boas práticas para alívio do estresse. 

Caso necessário, é indicada a realização de psicoterapia. O uso de medicamentos nestes casos deve ser estritamente indicado por um psiquiatra.

shutterstock

Pânico

A síndrome do pânico tem cura e deve ser tratada com um profissional da psiquiatria, que poderá indicar remédios para ansiedade e antidepressivos. O tratamento psicoterápico também contribui para curar o medo de novas crises. 

Transtornos da mente