Estratégias para prevenir o AVC

por | jun 30, 2016 | Saúde

As estratégias para prevenir o AVC, o Acidente Vascular Cerebral, são medidas que visam prevenir esse ataque, que pode acontecer de repente. Quando ocorre há a perda parcial, ou total da função neurológica. Seja em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, ou naqueles em desenvolvimento, tem sido crescente o número de casos, onde muitos resultam na morte do paciente.

Para salientar a gravidade, o neurologista Dani Ekawati Yulianti, afirmou durante o seminário Cérebro Healthty Healty, decorrido nos Estados Unidos, que de cada 100, 23 pacientes que são internados por AVC, acabam morrendo.

Os fatores mais comuns que resultam nesta condição são a Diabetes Mellitus, o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, doenças cardiovasculares, e a hipertensão. As medidas preventivas incluem alimentação e um estilo de vida voltado para a conservação da saúde.

Entre as principais situações a serem adotadas está a dieta equilibrada em frutas, verduras frescas, comidas com baixo teor de sódio e leite com pouca gordura.

Há que manter uma disciplina de exercícios, ainda que moderada. Por semana, o total de treino pode ser de 60 minutos, ou seja, 20 minutos por dia. Pode-se praticar corrida, ciclismo, ou simplesmente subir e descer escadas até que os 20 minutos se completem.

Mantenha os olhos na balança se quer evitar um AVC. O  Índice de Massa Corporal, o IMC, sempre deve ser de 18,5, ou no máximo 24,9 kg/m2. As mulheres devem ter uma circunferência abdominal máxima de 80 cm, e os homens de 90.

O cigarro deve ser eliminado, e o consumo de álcool deve ser no máximo, de 2 copos de bebida por dia. Uma mulher jamais deve beber mais que 9 copos por semana.

A pressão arterial também deve estar sempre controlada, assim como o açúcar no sangue.

Pessoas que sofrem com o colesterol alto também estão no grupo de risco, e são propensos a sofrer um AVC.