Alguns estudos demonstram que beber pequenas quantidades de bebidas alcoólicas pode trazer benefícios para saúde, mas uma pesquisa recente – realizada pela Queens University Belfast, na Irlanda do Norte – demonstra que mesmo o consumo moderado pode aumentar o risco de problemas à saúde, como câncer.
O estudo parte da interrogação: que nível de bebida pode ser “saudável”? E, a partir disso, encarou inúmeras questões que ainda não respondem a pergunta, mas sugerem que seria sensato para pessoas que já bebem minimizarem o consumo de bebidas alcoólicas.
Analise de casos
A pesquisa levou em consideração a observação de quase 100.000 adultos idosos dos EUA e os dados coletados mostram que bebedores moderados ao longo da vida tinham menos chance de morrer nos nove anos seguintes. Isso foi em comparação com ambos os não-bebedores e bebedores mais pesados.
Quantidade máxima saudável de álcool
A quantidade de bebida considerada moderada foi definida pelos pesquisadores como um a três drinques por semana para homens e mulheres – uma bebida sendo uma cerveja ou uma taça de vinho, por exemplo.
Resultados inconclusivos
O pesquisador Andrew Kunzmann salientou que os resultados não provam que o consumo leve, por si só, traz benefícios para a saúde e, por isso, pede cautela na interpretação desses resultados pois pode haver muitas outras coisas sobre bebedores moderados – rendas mais altas, dietas melhores ou níveis mais altos de exercícios, por exemplo – que explicam sua maior longevidade. O pesquisador disse que sua equipe tentou explicar o maior número possível de fatores, mas não conseguiu pesar tudo.
Efeitos do álcool
- Excesso de álcool causa demência, pancreatite e mais
- Descubra por que agimos diferente quando estamos bêbado
- 5 dicas para beber cerveja sem aumentar de peso