Esponja de cozinha é tão suja que pode causar até problemas no pulmão

Apesar de ser considerada aliada da limpeza e sinônimo de higienização, a esponja usada para lavar louças pode, segundo especialistas, ser ainda mais suja do que o vaso sanitário, o ralo da pia ou o cesto de lixo.

Esponja de cozinha pode contaminar alimentos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade DeVry Metrocamp, de Campinas, interior de São Paulo, uma esponja de cozinha usada por 15 dias seguidos pode acumular até 680 milhões de fungos e bactérias.

Shutterstock

A grande quantidade de sujeira invisível no utensílio de cozinha, segundo os estudiosos, pode provocar desde diarreia e febre até condições mais sérias, como problemas pulmonares. Os riscos de contaminação são ainda maiores entre crianças, idosos e pessoas que sofrem de baixa imunidade.

A contaminação ocorre com o contato da esponja com pratos e talheres supostamente higienizados com o utensílio, que podem levar os fungos e bactérias aos alimentos que consumimos nas refeições.

Como limpar esponja de cozinha corretamente

Shutterstock

Para acabar com os micro-organismos presentes na esponja é preciso levá-la ao micro-ondas em potência alta por 2 minutos com um pouco de água. O método, dizem os pesquisadores, deixa o produto mais limpo e com menos bactérias do que uma esponja nova.

Outra dica é deixar a esponja em uma mistura de duas colheres de água sanitária e 1 litro de água comum por dez minutos. Os procedimentos devem ser feitos desde o primeiro dia de uso até o 15º, quando ela deve ser trocada por uma nova.

Dicas caseiras para limpar a casa