Especialistas esclarecem alguns mitos e verdades sobre osteoporose

por | jun 30, 2016 | Saúde

Muitas dúvidas permeiam a cabeça de homens e mulheres em relação a diversas doenças como também sobre a osteoporose que para alguns, a princípio, parece ser uma doença simples, mas ela pode levar a fraturas dos ossos e até mesmo à perda de independência.

Pensando nessa falta de entendimento, entrevistamos um especialista para esclarecer esses assuntos e ajudar quem vive constantemente com esse incômodo. A seguir reforçamos algumas ideias importantes em relação à osteoporose:

Osteoporose não causa dor

Provavelmente achar que a osteoporose sempre causa dor é o mito mais comum de todos. A osteoporose não causa dor, a não ser que um osso, de tão frágil, acabe quebrando. Isso fica claro com os casos de pessoas que apenas sabem que têm a doença até realizarem o exame (densitometria óssea).

Cálcio e vitamina D são imprescindíveis para o tratamento

O Dr. Bruno Muzzi, ginecologista e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), afirma que o cálcio e a vitamina D são parte fundamental do tratamento da osteoporose. “Quando os casos são mais graves, é necessário associar a medicamentos desenvolvidos especificamente para aumentar a fixação de cálcio nos ossos, sempre com a prescrição de um médico especializado”, diz.

Ela é uma doença hereditária

Outro questionamento das pessoas é em relação à hereditariedade da doença. O Dr. Bruno conta que ela é hereditária sim. “80% da osteoporose é de natureza hereditária, pois nossos ossos se parecem muito com os de nossos pais, apenas não conseguimos ‘enxergar’ isso”, explica. Ele comenta que por meio da densitometria óssea é possível detectar se a pessoa possui ossos frágeis ou não.

Homens também têm osteoporose

Ao contrário do que muitos pensam, não é que os homens não sejam vítimas dessa doença. A questão é que as mulheres têm uma maior predisposição a apresentar osteoporose. De acordo com o Dr. Bruno “a chance de uma mulher desenvolver a doença é três vezes maior do que o homem, porque a menopausa ocorre de forma muito repentina, deixando os ossos sem a proteção conferida pelo estrogênio, o hormônio feminino mais importante para os ossos”. Ele conta que após a menopausa, a falta do estrogênio na mulher, em 10 anos, causa a perda de metade da massa óssea que a mulher adquiriu em toda sua vida, se não for adotada nenhuma prevenção. De acordo com a Dra. Sylvana Braga, reumatologista, fisiatra e clínica geral, o exame de densitometria óssea deve fazer parte da rotina de pessoas que estão na menopausa ou andropausa.

Fraturas acontecem sem queda

É um mito pensar que as fraturas em pessoas com osteoporose acontecerão apenas em caso de quedas. Como os ossos estão fragilizados por conta da doença, eles podem quebrar sem quedas ou outras lesões, principalmente os ossos da coluna.

Sol é benéfico para a doença

Tomar sol é bom para a osteoporose, pois estimula a síntese da vitamina D, nutriente essencial para o equilíbrio do cálcio no organismo. Porém não se deve exagerar e tomar sol por muito tempo e nem nos horários em que ele está muito forte. É preciso usar o filtro solar em determinados horários.

Osteoporose não tem cura

Não há, ainda, um remédio que trate por completo essa doença curando a pessoa. Apenas são realizados tratamentos para amenizar os seus efeitos com indicação e acompanhamento de um médico especializado.

Sobre a Campanha Firme e Forte

Lançada em 2011, o objetivo Campanha Firme e Forte Osteoporose é alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose, doença silenciosa, tão perigosa quanto a hipertensão e que já atinge 10 milhões de brasileiros. As ações estão programadas para acontecer até o fim de 2012, trazendo informações sobre a doença, ações de alerta para mudança de hábitos de vida e alimentares, além da prevenção.

É uma iniciativa inédita da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco). Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o link: http://sejafirmeforte.com.br. Lá é possível encontrar informações, entrevistas e muitas dicas sobre o tema.