Escova de dente: como escolher o modelo certo

Uma boa escova de dente é fundamental para garantir a saúde bucal. Com a ajuda do fio-dental, ela é a principal responsável por remover todos os resíduos de alimentos e a placa bacteriana que se forma ao longo do dia. Para que essas funções sejam feitas com o máximo de eficácia, é preciso escolher um produto de qualidade e que se adapte à sua boca.

Leia também:
Alimentos que mancham os dentes: veja quais são e tente evitá-los
Hábitos que prejudicam a saúde dos dentes
5 sopas ricas em benefícios para a saúde para apostar sem medo

Escova de dente macia e pequena

Segundo o cirurgião-dentista Hélio Dutra (CRO SP 32.448), a melhor escova de dente é aquela que apresenta cabeça pequena e cerdas macias, no máximo médias. “Muitas pessoas acham que a escova macia não limpa direito, o que é um erro. As cerdas duras podem machucar a gengiva e causar a retração do tecido”, explica. Além de optar pela escova macia, é importante maneirar na força: escovação agressiva não é sinônimo de limpeza e prejudica os dentes.

As escovas de cabeça pequena alcançam todos os cantinhos da boca e limpam os dentes por igual. Na hora da escovação, é importante lembrar que os dentes do fundo e as laterais internas merecem tanta atenção quanto os dentes da frente. Realizar a limpeza de forma superficial e rápida coloca em risco a saúde da sua boca.

Quando trocar a escova de dente

O profissional afirma que a escova macia dura cerca de dois meses. Depois desse período, as cerdas começam a abrir e produto perde a sua função. Para ter um sorriso saudável por mais tempo, troque de escova regularmente.

*Esta matéria possui conteúdo publicitário