Apesar de muito conhecida pelos brasileiros, principalmente por integrar recheios e saladas, alguns não sabem que a escarola é, na verdade, um tipo de chicória. Conheça outras informações e curiosidades sobre a verdura:
Leia também
Alimentos que previnem o câncer: 5 melhores opções
Benefícios da couve-flor: previne câncer e doenças cardiovasculares
Alimentos antioxidantes mantém a saúde, a beleza e a juventude
Escarola previne câncer de cólon
Além de rica em fibras, a escarola possui uma substância chamada de inulina, que facilita o trânsito intestinal e protege contra o câncer de cólon. Ela também promove o a melhor absorção de nutrientes e sais minerais no intestino.
Escarola previne doenças cardiovasculares
A escarola é rica em carotenoides, agentes associados à proteção das células do corpo contra a ação dos radicais livres. Por isso, o consumo da verdura ajuda a diminuir os riscos de certas doenças, como as cardiovasculares. Outro antioxidante presente no vegetal é o betacaroteno, aliado do sistema imunológico.
Escarola protege o sistema imunológico
Além do betacaroteno, a escarola ainda contém grandes quantidades de sais minerais. Entre eles, está o ferro, essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e prevenção de anemia. Já a vitamina C da escarola, ajuda na absorção deste ferro, promovendo sua eficácia. Além disso, vitamina por si só já estimula as defesas imunes do organismo.
Escarola protege os ossos
Além de conter ferro, a escarola ainda é um alimento rico em cálcio. Este nutriente é fundamental para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea no decorrer da vida; além de prevenir doenças relacionadas a eles, como osteoporose.