Escape de urina em mulheres jovens: por que isso ocorre e como parar?

Apesar de ser mais comum entre mulheres mais maduras, a incontinência urinária pode afetar pessoas de todas as faixas etárias e consiste na perda involuntária de urina, ou seja, um leve escape quando não é possível controlar a saída do xixi diante de algum esforço físico, tosse ou espirro, por exemplo.

Causas da incontinência urinária

Gravidez e parto, bexiga caída, infecção urinária, fraqueza dos músculos pélvicos, diabetes, sedentarismo, constipação, tabagismo e até mesmo estresse são alguns dos fatores comuns que podem contribuir para o aparecimento da incontinência urinária.

ShutterStock

Diagnóstico de incontinência urinária

Se os sintomas são frequentes e causam constrangimentos pela impossibilidade de evitar o escape de urina é essencial buscar ajuda médica para conhecer, através de relato do problema e exames clínicos, determinar exatamente o que provoca a condição e, assim, ser acompanhada com um tratamento específico para seu caso.

Exame de urina, medida do resíduo miccional, ultrassom, cistoscopia, teste de esforço e exame urodinâmico são alguns dos procedimentos utilizados para verificar causas e gravidade da incontinência urinária.

ShutterStock

Como tratar incontinência urinária

Depois de conhecer o diagnóstico, o médico poderá indicar tratamentos que vão de simples exercícios pélvicos que podem ser feitos em casa, fisioterapia, uso de medicamentos ou cirurgias minimamente invasivas.

Para prevenir o desconforto do escape de urina é possível tomar algumas atitudes como evitar a obesidade e o sedentarismo, tentar realizar um controle de peso durante a gravidez e conhecer e colocar em prática exercícios que fortalecem o assoalho pélvico, minimizando as chances de aparecimento do problema.

10 cores diferentes:  Veja o que cada cor do xixi diz sobre sua saúde