https://www.instagram.com/p/BLREGpzDXO1
Aos 76 anos, o cantor Eramos Carlos passou por uma cirurgia após descobrir que tinha um problema no coração que o fazia desmaiar frequentemente. Entenda:
Erasmo Carlos tem problema no coração
https://www.instagram.com/p/BhNe1a1gz2C
Compositor e grande parceiro de Roberto Carlos, Erasmo publicou um vídeo em sua conta pessoal no Instagram em que mostra a cicatriz da cirurgia para implante de marca-passo, dispositivo que visa regular os batimentos do coração, e brinca com a música “Que tiro foi esse”, de Jojo Todynho.
Na legenda, o artista explicou que o procedimento foi realizado após médicos descobrirem que ele sofria de hipersensibilidade na carótida, anomalia que reduz os batimentos cardíacos e a pressão arterial, resultando em desmaios e convulsões.
https://www.instagram.com/p/BdBIDLeAxSw
“Após o último desmaio, fui obrigado a colocar um marca-passo com urgência, o que imediatamente foi feito com sucesso. Estou passando bem graças a Deus, e voltando à forma. Obrigado a todos pela força!”, escreveu, bem-humorado.
Hipersensibilidade na carótida: o que é?

De acordo com um estudo do Incor, o transtorno bloqueia temporariamente os batimentos cardíacos ou reduz sua quantidade, de modo que faz a pressão arterial cair. Com isso, surgem sintomas como tontura, desmaios e quedas.
A condição é comum em idosos e pessoas com hipertensão, diabetes e doença coronariana aterosclerótica.
Geralmente, o diagnóstico é obtido por meio da massagem do seio carotídeo – localizado na região do pescoço – durante exames, como o teste de inclinação.
Assim como ocorreu com Erasmo Carlos, o tratamento envolve a colocação de marca-passo, aparelho que identifica as falhas do coração e as corrige por meio de estímulos elétricos.
Famosos com doenças cardíacas
- O que é o procedimento no coração que afastou Louro José da TV?
- Problema de coração de Rômulo Estrela pode ser silencioso e grave
- Sintoma que fez Susana Vieira ser internada com trombose é comum