A enxaqueca é uma doença multifatorial. Por isso, existem alguns gatilhos para a dor, como a alimentação. Então, é importante saber quais alimentos pioram a enxaqueca, mas também quais alimentos melhoram a dor, a fim de incorporá-los ao cardápio e tentar aliviar este mal. Conheça alguns:
Gengibre
O gengibre contém substâncias anti-inflamatórias, responsáveis por inibir processos que possam causar dor ou irritação.
Castanha-do-Pará
Ricas em selênio, as castanhas atuam no sistema nervoso central e ajudam a minimizar a intensidade das dores e das crises de enxaqueca.
Verduras escuras
As verduras com folhas escuras são ricas em vitaminas do complexo B, que preservam e auxiliam as atividades cerebrais.
Água
Um gesto simples, mas que faz toda a diferença: beber água ajuda no combate à enxaqueca. O corpo desidratado pode ser um dos agentes favoráveis ao aparecimento da dor. Isso, pois os tecidos cerebrais são compostos, em grande parte, por água. Sendo assim, com a perda de líquidos, eles tendem à contração, provocando irritação e dor.
Banana
O triptofano e a niacina, presentes na banana, são substâncias essenciais à produção de serotonina, neurotransmissor que promove o bem-estar e ajuda no alívio de dores.
Peixes de água fria
Principalmente contidos nos peixes de água fria, como sardinha e salmão, os ácidos graxos auxiliam no controle da dor e podem ser bons alimentos contra a enxaqueca.
Leia mais:
Gengibre emagrece, extermina celulite e previne contra gripes
Chá com frutas tem poder antioxidante
Painço emagrece e previne câncer