Entre os super vegetais, destaque para o milho

por | jan 26, 2012 | Saúde

Entre os super vegetais, destaque para o milho, apesar de que este, pode-se dizer, é negligenciado quando o tema é prevenção de doenças e alimentos anti idade. Apesar de todo o potencial nutritivo que fornece, não só é subestimado, como até chega a ser ridicularizado.

Todavia, pesquisadores da Cornell University comprovaram que trata-se de um poderoso fito nutriente. Pesquisas já realizadas anteriormente tinham mostrado seu poder antioxidante, mas baseando-se apenas na forma livre das substâncias. Nesta nova pesquisa, foi analisado como os fito nutrientes são liberados durante o processo de digestão. O que foi descoberto deixou-os impressionados.

Antes de falar do resultado da pesquisa, é necessário citar os fenólicos, uma classe de fito nutrientes que são os antioxidantes considerados mais potentes, ou verdadeiros heróis presentes em frutas e legumes. Quando os fenólicos atuam no organismo, livra-o de doenças, deixando as células do corpo mais saudáveis e jovens. Entre os fenólicos estão a catequinas, quercetina, e a curcumina.

É a presença destes fenólicos que promove um vegetal, ou uma fruta, ao status de super alimento. Diante disso, foi feita uma medição da atividade antioxidante de vários alimentos do gênero.

Brócolis e espinafre foram avaliados com 80/81% de potencial antioxidante. Maçãs em 98, e bananas em 65. Entre os grãos que foram testados, o milho obteve maior percentual, estando com no surpreendente patamar de 181% de potencial antioxidante. Com este nível, pode prevenir e tratar doenças como o câncer e Alzheimer, e, ainda, fazer um combate eficaz ao envelhecimento.

Os resultados não param por aí. Numa análise direta, foi verificado o efeito nos órgãos do corpo humano, e no pulmão e cérebro, foram altamente benéficas.

Pulmão

Rico em carotenóides beta-criptoxantina, o milho pode reduzir o risco de câncer de pulmão em pelo menos 27%, e em 37% naqueles que são fumantes.

Cérebro

Com alta concentração de tiamina, uma das vitaminas B, o milho é essencial para a produção de energia e fundamental para a função cognitiva. Está classificado como gerador de força para o neuro transmissor essencial para a memória. Outro componente, o ácido pantotênico, é o que ajuda o cérebro ativar a calma, e a eliminar o estresse.

Entretanto, o milho só pode fornecer estes nutrientes quando é cultivado de forma orgânica, e depois de retirado do pé, guardado sob a sombra. Caso contrário, seus nutrientes ficam comprometidos. Se for cozinhá-lo, não acrescente sal durante o cozimento, mas somente depois que retirar da panela. O mesmo vale para quando for assá-lo.