Quando você dorme, sua cama amanhece cheia de baba? Muita gente não sabe, mas este detalhe diz muito sobre sua saúde (e não tem nada a ver com os níveis de açúcar, como alguns erroneamente acreditam).
A médica especialista em medicina geral e física Elaine Luo explica que babar durante o sono é muito comum porque o reflexo de engolir a saliva, assim como todos os outros, relaxa ao dormir e faz com que mais fluido se acumule escape pela boca.
A chamada hipersalivação, porém, pode tr causas tratáveiss
Por que eu babo enquanto durmo?
A especialista garante que isso pode ser causado pelos seguintes motivos:
- Dormir de lado ou de barriga para baixo. Essas posições beneficiam a “fuga” da saliva.
- Entupimento dos seios da face (pessoas com sinusite sofrem com mais frequência).
- Refluxo. O conteúdo do estômago retorna e fere o esôfago, o que dificulta a deglutição da saliva.
- Alguns medicamentos, especialmente remédios contra a o Alzheimer.
- Distúrbios da deglutição que podem ocorrer no início do Parkinson, distrofia muscular e até câncer.
- Problemas de sono causados por apneia. Isso significa que você para de respirar por alguns momentos enquanto dorme.
O que devo fazer se babar enquanto durmo?
A médica recomenda, em primeiro lugar, caprichar na ingestão de água e manter-se hidratado, já que isso torna a saliva menos espessa e, assim, fica mais fácil engolir durante a noite.
Se o problema não for resolvido com esta e outras táticas caseiras (como dormir em outras posições, por exemplo), é preciso buscar formas mais assertivas de resolver o problema. Há, por exemplo, dispositivos que ajudam a manter a boca fechada durante o sono.
Se você tem sérios problemas de apnaia, recomenda-se uma máquina que oxigena suas vias aéreas e permite que você durma melhor, impedindo o acúmulo exagerado de saliva na boca.
Por fim, a especialista recomenda que, em casos mais extremos, a toxina botulínica seja aplicada nas glândulas salivares para evitar problemas de hipersalivação. Nos casos mais graves, recomenda-se remover as glândulas salivares – algo realmente raro por ter efeitos colaterais indesejados.