Entenda a importância de fortalecer o assoalho pélvico na gravidez

por | mar 22, 2019 | Saúde

Durante a gravidez, as mudanças no corpo, o peso do bebê e a ação de hormônios como a relaxina, responsável pelo relaxamento dos músculos pélvicos antes do parto, fazem com que a região pélvica esteja mais suscetível a alterações.

Com isso, é comum que as grávidas percebam escapes de urina ao longo do dia. Mas existem algumas formas de reduzir esse sintoma.

O primeiro passo é entender o que é o assoalho pélvico e a sua importância para o bom funcionamento do organismo. Esse grupo muscular, como o nome já diz, é a base da bacia. A sua forma se assemelha a uma rede que sustenta órgãos como intestino, bexiga, útero e ovário.

O assoalho pélvico tem relação direta com a atividade sexual e suas condições interferem no orgasmo feminino ou na ereção masculina. Alguma dúvida que é preciso exercitar e fortalecer esses músculos?

Exercícios para o assoalho pélvico

O fortalecimento do assoalho pélvico é recomendado depois do primeiro trimestre de gestação e no pós-parto. Além de ser bom para preparar o corpo para o nascimento do bebê, previne os escapes de urina nesse período.

Uma dica é colocar em prática o método Kegel, que traz opções de movimentos e exercícios de fortalecimento para a região. Converse com o seu médico e comece a praticar em casa.

1 – Deite em um colchonete no chão. Deixe as pernas abertas até a largura dos ombros. Mantenha as nádegas e o abdômen relaxados. Em seguida, contraia a musculatura do assoalho pélvico por cinco minutos.

2- Ainda deitada, dobre os joelhos e mantenha a sola dos pés encostadas no chão. Contraia os músculos e eleve as nádegas. Segure por cinco segundos, relaxe e volte devagar. Quando os ombros, costas e nádegas estiverem encostadas no chão novamente, respire e retome o exercício.

3 – Apoie os joelhos e a palma das mãos no colchão. Eleve as costas, fazendo um leve arco, contraia por cinco segundos e volte.

4 – Sentada, de pernas cruzadas em forma de borboleta, contraia a região e relaxe a cada cinco segundos.

5 – Permaneça sentada, estique as pernas e contraia a musculatura por cinco segundos enquanto faz um movimento de rotação com os pés. Tudo deve ser feito lentamente.

Com essas dicas, você estará fortalecida durante a gravidez.

Além dos exercícios de fortalecimento, você pode contar também com o protetor e os absorventes da linha Plenitud Femme. Esses produtos têm uma tecnologia específica para absorção de urina, não marcam na roupa, são confortáveis e neutralizam odores.