https://www.instagram.com/p/BYUdCPFlN1H/?taken-by=tamrajudge
A empresária e celebridade norte-americana Tamra Judge estava prestes a completar 50 anos quando descobriu um melanoma, o tipo mais grave entre todos os cânceres de pele. Ela mostrou a lesão em uma rede social e causou espanto ao revelar quão pequeno e discreto o tumor pode ser.
“Para mim, era apenas uma pequena sarda preta”
Tamra, que estrelou o reality show norte-americano The Real Housewives of Orange County, disse que não imaginava que uma pequena sarda em seu bumbum pudesse ser cancerígena.
Ela estava se preparando para participar de uma competição de bodybuilding em comemoração ao seu aniversário de 50 anos quando recebeu a confirmação do diagnóstico e teve de se submeter a uma cirurgia para remover o tumor.
“Parece que Deus tem um plano diferente para mim. Estou mostrando essa imagem, porque é assim que o melanoma parece. Eu não quero simpatia, quero que você se salve e verifique sua pele. Para mim, era apenas uma pequena sarda preta. Não fazia ideia! […] Fiquei um pouco triste, preocupada e chateada, mas encontramos isso cedo, o que me deixa feliz”, escreveu, em referência ao diagnóstico precoce.
Qual é a real aparência de um câncer de pele?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de pele é o segundo tipo de câncer mais frequente no Brasil.
Apesar de a apresentação mais comum da doença ser o aparecimento de uma pinta com características específicas, podem haver sintomas incomuns da doença, como:
- Vermelhidão,
- Coceira,
- Feridas que não cicatrizam,
- Vasinhos aparentes,
- Caroços na pele, :
- Dor;
- Manchas mais claras que a pele.
No caso das pintas, a regra do ABCD (que leva esse nome por causa das iniciais dos sinais da lesão) ensina a identificar quando elas são cancerígenas. Ela consiste em avaliar quatro características da marca. Se alguma delas se assimilar ao câncer, é indicado consultar um médico:
Assimetria
A pinta característica do câncer de pele tem pelo menos uma das extremidades com características assimétricas. Para identificar, basta dividir a lesão imaginariamente em quatro quadrantes, como o sinal de “+”, se um deles não corresponder ao outro, é hora de buscar um profissional da saúde.
Bordas
As manchas benignas apresentam contornos definidos e contínuos, já as malignas são distorcidas ou são angulosas.
Coloração
O câncer de pele assume diversos tons numa mesma mancha, como marrom, preto, azul ou vermelho. As cores também podem se alterar com o tempo.
Diâmetro
Manchas com mais de 5 mm e/ou que crescem progressivamente são sinais de câncer de pele.
Casos de câncer de pele
- Bárbara Evans tem câncer de pele aos 22 anos; entenda o melanoma
- Linha escura na unha pode ser câncer de pele ou infecção. Entenda
- Mãe descobre câncer após confundir com “mancha hormonal”