O emagrecimento de Evaristo Costa se deu por motivos de saúde e é um lembrete da condição que ele enfrenta: “Me sinto definhando todos os dias”
Nos últimos anos, o jornalista Evaristo Costa passou por muitas flutuações de peso. Recentemente, ele perdeu 22kg e sua aparência chama atenção – mas seu relato sobre o que motivou o emagrecimento prova porque é preciso ter cuidado ao elogiar a perda de peso alheia sem saber o que a motiva.
Emagrecimento de Evaristo Costa traz lição sobre saúde
Convidado do “PodCringe”, Evaristo Costa deu detalhes sobre o recente emagrecimento. O jornalista perdeu cerca de 22kg nos últimos anos e afirmou receber elogios – mas deixou claro que eles não são exatamente bem-vindos. Isso porque a perda de peso repentina de Evaristo tem a ver com saúde.
Em 2021, Evaristo Costa descobriu ter uma condição chamada Doença de Crohn. Essa doença crônica e inflamatória afeta o aparelho digestivo, tem difícil diagnóstico e leva muito tempo para se estabilizar. A perda de peso, conforme contou Evaristo, foi fruto desse árduo processo em busca da remissão.
“Cheguei a 99kg porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que o corticoide não chega ao resultado que se quer, aí cortaram o remédio e eu perdi 22kg em três semanas, mais ou menos”, afirmou, explicando que a reação das pessoas nem sempre leva isso em consideração.
“Às vezes as pessoas falam: ‘Nossa, que legal, você está bem magrinho, barriguinha chapadinha’… Mas não é saudável. Estou totalmente desregulado por dentro, estou há um ano em crise [de Crohn]. Me sinto definhando todos os dias. Perco meio kg por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A comida não para dentro de mim e não me dá os nutrientes que preciso”, declarou.
Devido ao Crohn e à constante eliminação de alimentos quase instantaneamente após as refeições, Evaristo tem a imunidade muito baixa. Quando as defesas do corpo estão prejudicadas, há graves riscos à saúde – algo que ele enfrenta desde a descoberta do Crohn.
“Estou sempre com a imunidade baixa e pego várias coisas. Tenho de tomar cuidado para não ficar gripado, pois uma gripe pode virar uma sepse. Uma infecção na perna pode virar uma celulite. A última vez que fui internado por causa de uma infecção nas amígdalas, se transformou em uma sepse”, disse ele, se referindo a um quadro de infecção generalizada e potencialmente grave.
Tratamento de Evaristo Costa para Crohn
Atualmente, Evaristo faz tratamento para a Doença de Crohn. Conforme informou, ele está em busca do medicamento mais apropriado para o caso enquanto cuida da alimentação. Segundo o jornalista, houve a necessidade de cortar parte do açúcar, a farinha branca e o leite das refeições – e, além disso, ele também toma suplementos vitamínicos para assegurar a nutrição.
Enquanto procura o tratamento, no entanto, o apresentador sofre com os sintomas da doença. Conforme contou, ele sempre precisa se assegurar de que há banheiro perto nos lugares que frequenta, geralmente precisa pedir que o táxi pare em algum local durante trajetos, sente queimação e lida com a falta de nutrientes.
Apesar disso, ele não perde as esperanças de alcançar a remissão – ou seja, a estabilidade da doença. O próximo passo, segundo o jornalista, é testar uma injeção que visa estabilizar o quadro e suas consequências. Ele e os médicos, no entanto, também não descartam uma cirurgia para remover a parte mais afetada do intestino.
“Posso colocá-la em remissão e posso viver normalmente se conseguir isso. Ainda não consegui, ainda não aprendi a lidar com ela. A gente ainda não encontrou o remédio certo para estabilizá-la”, concluiu.