Em tratamento, Ana Furtado revela o que tem lhe dado força: ciência diz que funciona

https://www.instagram.com/p/Bg_TGXgglyk/

Há alguns meses em tratamento contra o câncer de mama, Ana Furtado tem passado por sessões de quimioterapia para brecar a ação da doença. Nesse processo, ela tem compartilhado com seus seguidores nas redes sociais a sua luta e força para enfrentar a doença.

E um dos pilares que a ajuda a seguir em frente, acredite, é a pequena mascote que ela tem em casa.

https://www.instagram.com/p/BmZgMmag3o1/

“Minha diva, minha super cãopanheira! Para quem tem alguma dúvida, o contato com cães e alguns animais de estimação é fundamental para o nosso bem-estar […] Melhoram nosso astral, autoestima e minimizam qualquer fator de estresse que possa vir à tona”, escreveu ela na publicação, ao lado da cachorrinha, da raça Lulu da Pomerânia.

https://www.instagram.com/p/BmbxvYYA9ed

Ana Furtado e cadelinha

https://www.instagram.com/p/BmlREs-gFxf

A apresentadora falou sobre a comprovação científica vasta em torno da temática, de que a companhia de animais de estimação ajuda os seres humanos tanto saudáveis, quanto os que estão em tratamento de alguma doença específica.

https://www.instagram.com/p/Bk7riW7A5Nm/

“Diversos estudos já constataram a importância desses bichinhos no auxílio da qualidade de vida de pacientes em tratamento oncológico”, disse Ana Furtado. “Melhoram nosso astral, autoestima e minimizam qualquer fator de estresse que possa vir à tona”.

https://www.instagram.com/p/Bln2LREgU1H/

Mas ela também fez um adendo importante e que deve ser levado em consideração.

“É muito importante lembrar que o cuidado com o nosso amigo deve ser redobrado nesse momento. Como a quimio baixa a imunidade, manter o nosso pet saudável é imprescindível”, aconselha ela, que fala ainda que vacinas e remédios para vermífugos devem estar em dia, bem como a visita ao veterinário, a limpeza do animal e de suas caminhas e cobertores.

https://www.instagram.com/p/BkskCmqA0LN/

Por fim, ela reforça que é preciso sempre conversar com o médico sobre o assunto e explicar como é o convívio com o animal de estimação. “Conversar com o veterinário do seu pet também pode ser proveitoso, já que ele conhece de perto a saúde do seu bichinho”, terminou.

https://www.instagram.com/p/BmMTi00gFx3/

Benefício dos animais para a saúde

iStock

“Muitos estudos científicos já mostraram que a companhia dos animais de estimação está relacionada com o aumento da autoestima e a sociabilidade de indivíduos com distúrbios de comportamento, além de melhorar a vida de pessoas com doenças como depressão, paralisia cerebral, câncer, autismo, Alzheimer, síndrome do pânico e Parkinson”, afirma o pediatra Rogério Pecchini, chefe do departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que aponta efeitos positivos em ter um animal de estimação, tanto para crianças, quanto para adultos.

ShutterStock

Inclusive, uma pesquisa da Universidade de Manchester, descobriu que mascotes garantem a pacientes com doenças mentais uma espécie de apoio emocional incondicional – algo que eles nem sempre encontram com amigos e familiares.

Além disso, a interação com pets pode ajudar a reduzir o estresse. Isso porque mesmo algo tão simples como acariciar o seu amigo ou abraçá-lo pode aumentar hormônios do bem-estar no cérebro.

Veja mais fotos de Ana Furtado e sua “cãopanheira”:

https://www.instagram.com/p/BlqsBW_HZbZ

https://www.instagram.com/p/BfG6XAxge_S

https://www.instagram.com/p/BgeaEIDg0sD

https://www.instagram.com/p/Be22_ljAyX0

https://www.instagram.com/p/BXyYepbAwT0/

Animais de estimação