Fonte de vitaminas A, C e do complexo B, a beterraba ainda é rica em fibras, ferro e proteínas. Não é exagero, portanto, afirmar que alimento é uma verdadeira “bomba de nutrientes” que traz diversos benefícios para a saúde. Confira os motivos que farão você incluir beterraba no cardápio hoje mesmo:
Benefícios da beterraba para a saúde e a dieta
Beterraba diminui os riscos de AVC: fonte de antioxidantes naturais, o alimento atua na prevenção do acidente vascular cerebral (AVC), por conter nitrato, elemento que aumenta a dilatação dos vasos e, consequentemente, melhora o fluxo de sangue e o transporte de oxigênio.

Beterraba diminui a pressão arterial: por ser rica em potássio, promove ação protetora dos vasos sanguíneos, garantindo maior flexibilidade, contribuindo para a redução da pressão em até 7%, segundo estudos.
Beterraba ajuda a emagrecer: o alimento contribui para a perda de peso por ser fonte de betalaína, substância capaz de promover a desintoxicação do corpo. Além disso, também por ser rica em nitrato, potencializa o aproveitamento dos nutrientes pelos músculos e fornece energia para treinos de exercício.

Beterraba promove energia ao corpo: a interação de seus nutrientes turbina o aproveitamento das propriedades benéficas pelo sistema muscular, resultando em uma excelente fonte de energia.
Beterraba melhora o sistema imunológico: o zinco presente em sua composição aumenta a resistência do organismo, defendendo o corpo de doenças. O alimento ainda combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

Beterraba pode evitar Alzheimer: sua alta concentração de antioxidantes ajudar a prevenir doenças degenerativas e demência. Além disso, as vitaminas presentes no alimento são conhecidas por proteger o sistema nervoso, evitando a deterioração dos neurônios.
Beterraba melhora a vida sexual: o alimento promove ação vasodilatadora, que melhora o fluxo sanguíneo dos músculos do corpo, incluindo os dos órgãos genitais, tanto dos homens quanto das mulheres. O aumento da irrigação de sangue nessas áreas favorece o desempenho na intimidade. O alimento ainda é fonte de boro, mineral que auxilia a produção de hormônios sexuais.
Saúde e alimentação
- Comer salmão duas vezes por semana reduz riscos de infarto e AVC
- Gordura do bem: conheça alimentos que você deveria incluir no cardápio
- 7 alimentos saudáveis que se tornam perigosos se você comer demais