Chamado de DIU hormonal ou DIU Mirena, esse método contraceptivo consiste na implementação de um dispositivo revestido pelo hormônio levonogestrel, que é um subtipo sintético de progesterona. Esse tipo de DIU previne a gestação porque afina o revestimento do útero – o endométrio e altera o muco cervical – líquido viscoso produzido que facilita o deslocamento do espermatozoide para dentro do útero. Os dois efeitos tornam o ambiente íntimo hostil à fecundação.
O DIU hormonal vem ganhando espaço entre mulheres que, por algum motivo, não possuem afinidade com a pílula anticoncepcional mas, embora a sua eficácia seja comprovada, é importante conhecer os efeitos colaterais que esse método, assim como todos os outros, também oferece à saúde.
Efeitos colaterais do DIU Mirena

Ausência de menstruação: pois há uma descarga constante de hormônio no organismo, sem aquela pausa comum no uso de pílula.
Sangramento menstrual durante o mês (spotting): pode ocorrer um pequeno sangramento como adaptação nos primeiros meses com o DIU.
Cistos benignos nos ovários: em alguns casos pode haver o aparecimento de cistos uterinos em consequência da colocação do DIU, causando retenção hídrica e um pouco de dor.
Efeitos decorrentes do hormônio:

- Dor de cabeça
- Problemas de pele
- Dor nas mamas
- Alterações de humor
- Diminuição da libido
- Inchaço e ganho de peso
- Instabilidade emocional
- Náuseas

Na maioria dos casos, os sintomas de adaptação são leves e de pequena duração. Em caso de sintomas intensos ou persistentes é necessário uma consulta médica.
Anticoncepcional e saúde
- Parar de tomar anticoncepcional: efeitos colaterais possíveis
- Estudos afirmam que anticoncepcionais não são bons para a saúde
- Quem deve usar anticoncepcional injetável?