É por estes 4 motivos que toda mulher deveria ter assoalho pélvico forte: médica ensina

Após o parto ou com o processo natural de envelhecimento, há o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, responsáveis pela sustentação da bexiga, intestino e útero da mulher. O “relaxamento” desta musculatura compromete uma série de funções, como a liberação involuntária da urina e fezes por exemplo.

Razões para fortalecer o assoalho pélvico

A ginecologistaDra. Luciana Deister compartilhou em seu perfil no Instagram os motivos pelos quais toda mulher deveria fortalecer o assoalho pélvico. Entre as principais razões, estão:

1. Evitar problemas de incontinência urinária e fecal

Com o desgaste dos músculos do assoalho pélvico, a mulher pode ter dificuldades em segurar o xixi ao espirrar, tossir e até rir. Em alguns casos, até as fezes saem de maneira involuntária. O fortalecimento da região evita esses “acidentes”, que comprometem a qualidade de vida da mulher.

2. “Bexiga caída”

Aquela sensação de que existe uma “bola” na vagina, causando pressão na pelve, também é uma das consequências da falta de elasticidade no assoalho pélvico. A “bexiga caída” acontece devido à perda da sustentação do órgão, realizada pelos músculos e ligamentos da pelve.

Acontece especialmente com mulheres na menopausa e apresenta sintomas como aumento na frequência da urina e desconforto durante a relação sexual.

3. Disfunções sexuais

Os músculos do assoalho pélvico também desempenham um papel importante na função sexual. O fortalecimento pode reduzir a dor pélvica durante o sexo e aumentar a capacidade de obter prazer na relação.

4. Gravidez e pós-parto

Durante a gravidez, os músculos do assoalho pélvico sustentam o peso da barriga e auxiliam no processo de parto, além de ajudar na recuperação no puerpério.

Como fortalecer o assoalho pélvico?

A médica afirma que é possível fortalecer essa estrutura com a prática regular de exercícios físicos, especialmente com pilates e yoga, e com séries de exercícios orientados por fisioterapeutas. Um dos mais indicados são os movimentos de Kegel, que consiste em contrair e relaxar a musculatura da região.

https://www.instagram.com/p/Bn4afU-HYHo/

Saúde da mulher