Ter algum tipo de alteração no ciclo menstrual pode deixar as mulheres um tanto preocupadas, seja pelo receio de uma gravidez indesejada seja pela possibilidade de alguma doença ginecológica. Se a menstruação durar mais tempo que o normal, por exemplo, será que é um indicativo problemático?
A ginecologista e obstetra Dra. Patrícia de Rossi, do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, explica que geralmente a menstruação dura de cinco a oito dias. Nos dias finais é normal que o fluxo seja menor e a menstruação mais escura, com aspecto de borra de café. Durante todo este período, os especialistas calculam que uma mulher libere entre 30 e 50 ml de sangue.
Menstruação muito longa
Causas da menstruação prolongada
O prolongamento do período menstrual e a intensificação do fluxo recebe o nome técnico de hipermenorreia. As causas para o quadro podem estar relacionadas a dificuldade do músculo uterino se contrair e a ampliação da superfície de sangramento do útero – o que por sua vez pode ser provocado por doenças como pólipos uterinos, miomas, hiperplastia e endometriose.
Quando se preocupar?
Instabilidades hormonais vindas da adolescência ou da terceira idade e o uso de pílula do dia seguinte podem interferir no tempo de duração do ciclo menstrual. Porém, assim como em casos de fluxo muito intenso, a menstruação muito longa – que dure mais do que oito dias – deve ser observada e o ideal, nesses casos, é consultar um ginecologista.