A queda de cabelo ou mesmo calvície envolvem fatores genéticos, é muito mais comum entre os homens, mas também podem afetar as mulheres, especialmente após os 40 anos. A idade está relacionada a um outro fenômeno que provoca mais uma série de desconfortos: a menopausa.
Queda de cabelos e menopausa: entenda a relação
Um dos impactos das alterações hormonais comuns à menopausa é justamente o enfraquecimento e a queda de cabelos. A diminuição na produção de estrogênio, importante para o crescimento e fortalecimento dos fios, é o principal fator que gera o problema.
Diante da condição, que atrapalha a autoestima e o psicológico da mulher, ansiedade e estresse podem surgir, piorando ainda mais o quadro. Mas é possível combater a queda de cabelos durante a menopausa com processos simples de mudanças de hábitos.
Como parar a queda de cabelos na menopausa
Além de tratamentos médicos de reposição hormonal, que aliviam os sintomas da menopausa, a manutenção de uma alimentação equilibrada também ajuda a minimizar a condição. Vale incluir no cardápio opções que turbinam o crescimento dos cabelos, como carnes de frango e peixe, leguminosas, vegetais, ovos, iogurtes, oleaginosas, abacate e azeite de oliva, por exemplo.
É recomendável ainda a prática regular de atividades físicas para combater o estresse e o abandono do tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas. Mesmo em casos em que a calvície já está instaurada, tratamentos com remédios indicados por um médico podem contribuir para reverter o problema.
Menopausa: sintomas e tratamentos
- Método natural para retardar menopausa e evitar reposição hormonal
- Por quanto tempo duram os sintomas da menopausa?
- 6 hábitos para mudar hoje que te farão viver muito melhor na menopausa