https://www.instagram.com/p/Bl8zpGxl-c2/
Adepta a um estilo de vida saudável, a influencer Gabriela Pugliesi sempre compartilha com os seguidores suas descobertas sobre cuidados com o corpo, e recentemente ela usou a ferramenta Stories do Instagram para mostrar que está tentando aliviar os sintomas da TPM com algo inusitado: acupuntura.
Apesar de parecer estranho, a acupuntura – terapia milenar feita a partir da aplicação de agulhas em certos pontos do corpo para tratar enfermidades – é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento médico efetivo e que pode, sim, ser uma aliada contra os sintomas da TPM sem uso de remédio.
Acupuntura para tratar TPM
A chamada tensão pré-menstrual e todos os sintomas que ela traz – como mudanças bruscas de humor, dores nas pernas, nos seios, cólicas, entre outros – têm relação com a variação hormonal decorrente do ciclo reprodutivo feminino.

Durante esse ciclo, a produção de estrógeno e progesterona se modificam e, enquanto o primeiro é responsável pelas alterações emocionais, o segundo fica com as alterações fisiológicas – e é justamente nessa área que o tratamento com acupuntura age.
“O tratamento é capaz de, ao estimular determinados pontos do corpo, controlar a produção hormonal e consequentemente as variações neuro-hormonais”, explica Elba Lúcia Wanderley, médica do Colégio Brasileiro de Acupuntura.

Em certos casos, apertar esses pontos com as mãos já traz um alívio, e, segundo a psiquiatra e acupunturista Gabriela Lima, há um que pode ajudar especificamente com as cólicas menstruais e a irritabilidade. Conforme explica, o ponto é chamado de San Yin Jiao e fica quatro dedos acima do maléolo medial, osso mais pontudo perto do tornozelo, na parte interna da perna.
Atualmente, o tratamento com acupuntura está disponível pelo SUS, costuma ser coberto por planos de saúde e deve ser orientado por um médico acupunturista para que o acompanhamento seja certeiro, adaptado ao problema do paciente.