Pessoas com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais frequentemente têm dificuldade em dormir, mas até agora isso era considerado apenas um sintoma. Entretanto, um novo estudo descobriu que a insônia pode causar doenças mentais, e não apenas ser uma consequência delas. Entenda:
Insônia pode causar ansiedade e depressão
O estudo, publicado no The Lancet Psychiatry, analisou 3.755 universitários com insônia, que foram divididos em dois grupos.
O primeiro teve de acompanhar um curso online de terapia cognitivo-comportamental (TCC) – técnica psicológica que ajuda o paciente a adequar seus pensamentos – contra insônia, praticar relaxamento e manter hábitos de sono saudáveis, como destinar a cama apenas para dormir.
Os resultados mostraram que os participantes que aprenderam técnicas de TCC tiveram quase 50% de melhora na insônia em comparação com quem não foi tratado. Eles também reduziram ansiedade e depressão em um quinto, paranoia em 25% e alucinações em 30%.
A partir disso, os pesquisadores constataram que ter problemas de insônia aumenta a chance de desenvolver depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.
Dormir bem diminui o risco

“Acredita-se que os problemas do sono são um sintoma de vários transtornos mentais ou uma consequência secundária, mas o estudo mostra que eles podem ser uma das causas”, afirma Daniel Freeman, co-autor da pesquisa da Universidade de Oxford, que complementa que acabar com o problema do sono reduz o risco de depressão e outros transtornos do gênero.
A teoria é que a falta de descanso impede o cérebro de processar novas memórias e organizar as antigas, criando um círculo vicioso de pensamento negativo.
Assim, garantir uma boa noite de sono realmente pode fazer a diferença na saúde psicológica.
Como dormir melhor
- O que pode comer antes de dormir para evitar insônia
- Médico ensina como pegar no sono em segundos com respiração
- Guia do sono: tudo para você dormir melhor