Escovação regular e realizada de maneira correta, uso do fio dental e visitas frequentes ao dentista são as principais medidas para manter a saúde bucal em dia. Quem cuida bem dos dentes já sabe que o excesso de doces e refrigerantes afetam o equilíbrio e pode provocar cáries, mas a maneira como você dorme também pode influenciar na conquista de dentes fortes e saudáveis.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Otago, da Nova Zelândia, pessoas que dormem respirando pela boca possuem mais chances de ter cáries nos dentes do que quem respira pelo nariz durante o sono. Joanne Choi, chefe da pesquisa, afirmou em entrevista para Radio New Zealand que o hábito está relacionado diretamente ao aparecimento de cáries e erosão dos esmaltes dos dentes.

O trabalho científico comparou o pH da boca de voluntários que dormiam de boca aberta com pessoas que respiravam apenas pelo nariz à noite e notou que a acidez da boca do primeiro grupo era reduzida durante o sono a níveis abaixo do limite, que faria com que o esmalte dos dentes começasse a se desmineralizar.
Os valores normais do pH variam entre 5,6 e 7,6 e, em harmonia, protegem a mucosa bucal, neutralizam ácidos e eliminam bactérias e restos de comida, fazendo com que os dentes permaneçam saudáveis e livres de lesões.
Conheça tratamentos: Consiga dentes mais brancos em uma semana