Dor por gastrite: alimentos que aliviam

por | maio 12, 2014 | Saúde

A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica que reveste a paredes internas do estômago. Comum entre os brasileiros, o problema é comumente agudo, surgindo de maneira súbita, geralmente em função do estresse, que aumenta a produção de adrenalina e de ácido clorídrico, o que pode ferir a parede do estômago. A gastrite pode ser também crônica, provocada pelo consumo frequente de álcool, uso prolongado de medicamentos ou mesmo pela presença da bactéria Helicobacter pylori, que costuma se instalar em ambientes ácidos como o estômago.

Leia também:
Gordura visceral é perigosa para o coração e para o cérebro
A
limentos proibidos para quem tem gastrite
O que é úlcera gástrica?

De acordo com a nutricionista da clínica Caixeta, a Dra. Silvia Lancellotti, o incômodo pode se tornar cada vez mais doloroso se não for tratado. “A doença aguda poderá evoluir para uma crônica, caso não seja tratada corretamente e esse tratamento da gastrite dependerá da causa da doença”, explica. Para combater a gastrite é importante, além de eliminar o agente transmissor, adotar hábitos menos agressivos ao estômago.

Alimentos para diminuir a gastrite

A boa notícia para quem sofre com dores frequentes causadas pela gastrite é que existem alguns alimentos que aliviam as crises e ajudam a suportar a doença enquanto o tratamento é realizado. “Existem alguns medicamentos fitoterápicos que auxiliam o tratamento, como a hortelã, o alecrim, a camomila, a espinheira santa e a guaçatonga, que irão atuar como protetores gástricos e aliviarão a dor também”, afirma a nutricionista.

Leite faz bem para a gastrite? 

A Dra. Silvia Lancellotti alerta que o leite não deve ser utilizado como paliativo para disfarçar a dor da gastrite. “Ele pode até dar uma falsa sensação de alívio inicial, porém, por apresentar proteínas difíceis de serem digeridas e pelo seu pH básico, o leite aumenta a produção de ácido clorídrico, que poderá comprometer ainda mais a gastrite, piorando a dor”, ressalta.

Dicas para evitar a gastrite 

“Há alguns alimentos que devem ser evitados, como os gordurosos, bebidas alcoólicas, refrigerantes, temperos e molhos artificiais, embutidos, como linguiça, salsicha, presunto, salame, e enlatados que, entre outras doenças, também são prejudiciais ao estômago”, recomenta a nutricionista. No caso de alimentos como vinagre, limão e laranja, é importante consultar um especialista antes de consumir ou dispensar do cardápio. “Os alimentos ácidos são tolerados por alguns doentes e não por outros, por isso devem ser avaliados caso a caso”, comenta.