Dor de garganta: como tratar os principais tipos de inflamação

por | jul 22, 2014 | Saúde

A queda de temperaturas contribui para a chegada de algumas doenças virais e infecciosas, especialmente em função da maior concentração de pessoas em ambientes fechados – o que facilita a transmissão de microrganismos. Uma das doenças mais comuns da estação é a dor de garganta, que pode ter diferentes características. Veja como identificar os principais tipos de dor de garganta.

Leia também:
Gargarejo simples ajuda a eliminar dor de garganta
T
anchagem alivia dor de gargante e inflamações na pele
E
rvas e frutas potentes contra dor de garganta

Tipos de dor na garganta

Faringite

A faringite é uma inflamação na parede localizada no fundo da boca – a faringe. Comumente é provocadas por vírus, mas refluxos e sinusite também pode causar o incômodo. Os principais sintomas são dores para engolir, bocejar e falar; vermelhidão no fundo da boca e aftas. Quando causada por bactérias, há também formação de pus.

O tratamento para as dores mais leves podem ser feitos com analgésicos e antitérmicos. Se o incômodo não melhorar em 24h após a medicação é importante procurar um médico para verificar se a infecção é bacteriana e, nesse caso, fazer uso de antibióticos.

Amigdalite

Geralmente causada por vírus, a amigdalite é uma inflamação nas amígdalas, tecidos arredondados localizados nas paredes laterais da garganta. A dor dessa inflamação é intensa e pode causar febre, mal-estar e disposição.

Se houver formação de placas de pus significa que a infecção foi causada por bactérias e é importante consultar um médico para tratamento com antibióticos. 

Laringite

Provocado apenas por vírus, a laringite caracteriza-se como uma inflamação mais profunda, na região do pescoço, por isso não é possível visualizá-la a olho nu. Os principais sintomas são a rouquidão seguida de tosse seca.

O tratamento pode ser feito com analgésicos e caso a rouquidão não melhore em sete dias, é preciso consultar um médico – especialmente em fumantes e pessoas que bebem muito, esse sintoma pode se agravar e desencadear problemas mais graves.