Doar sangue: esclareça suas principais dúvidas

por | jun 16, 2014 | Saúde

Doar sangue é uma das maneiras mais eficazes e fáceis de ajudar o próximo. Ainda que exista a crença de que doar sangue dói ou de que doar sangue faz mal, o procedimento é bem mais simples e rápido do que parece.

Leia mais:
Má circulação sanguínea: 10 dicas para prevenir e tratar

Dieta do tipo sanguíneo

Alimentos alcalinos: o que são?

Mas, existem normas e recomendações do Ministério da Saúde para que a doação aconteça, visando o bem-estar e segurança de quem vai receber o sangue. Conheça algumas:

Quem pode doar sangue?

Para efetuar uma doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; sendo que, até os 18 anos, é preciso autorização de um maior responsável. É fundamental, também, ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde: resfriados, febres ou uso temporário de alguns medicamentos são impedimentos para a coleta do material.

Quem não pode doar sangue?

Pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, que apresentam evidência clínica ou laboratorial de hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II, Malária e Doença de Chagas não podem doar sangue, sendo estes impedimentos definitivos. Usuários de drogas ilícitas injetáveis também não são permitidos como doadores.

Grávidas podem doar sangue?

Mulheres grávidas não podem doar sangue. O mesmo se aplica para as mamães em período pós-parto: em caso do nascimento do bebê ter acontecido por parto normal, o período de espera para doação é de 90 dias; em caso de cesariana, 180 dias.

Mulheres menstruadas podem doar sangue?

Sim, a menstruação não impede a doação.

Pode comer antes de doar sangue?

Na verdade, deve. Não é permitido doar sangue em jejum, mas recomenda-se que alimentos muito gordurosos sejam evitados antes do procedimento.

Doar sangue dói?

Não. A doação é rápida e tranquila.

Quantas vezes posso doar sangue?

Homens podem doar sangue até 4 vezes por ano, fazendo um intervalo de 60 dias e mulheres podem doar 3 vezes por ano, com um intervalo de 90 dias.

Doar sangue emagrece?

A doação não causa alterações de peso, tampouco afima ou engrossa o sangue.

Posso contrair doenças na doação de sangue?

Não, ela é feita totalmente com materiais descartáveis e não há riscos.

Doar sangue demora?

Entre a abertura da ficha e a finalização da doação, você irá levar no máximo 90 minutos em dias normais.

Cuidados após doar sangue

Após fazer a doação de sangue, recomenda-se evitar esforço físico exagerado e ingestão de bebidas alcoólicas por, pelo menos, 12 horas. Recomenda-se também uma pausa no trabalho ou na direção de automóveis: algumas pessoas podem sentir fraqueza ou sonolência após a coleta. Beber bastante líquido e se alimentar bem, além da sensação de dever cumprido, ajudam no período pós-doação.

Em caso de dúvidas recorrentes, o site do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) disponibiliza mais informações.