Se doar sangue ou fazer algum exame te causa muito desconforto, ou até pavor, uma nova invenção pode ajudar sua vida. O HemoLink ainda está em fase de testes, mas seus resultados são muito promissores. A ideia do time de engenheiros biomédicos que criou é simplificar o processo e até baratear os custos dos exames e diagnósticos.
HemoLink: como funciona?
Desenvolvido pela empresa americana Tasso, a invenção de 2015 pode coletar sangue suficiente para vários exames em cerca de dois minutos.
O dispositivo em forma de disco precisa ser colocado no braço ou abdome. Quando o círculo vermelho é apertado, um pequeno vácuo se forma entre a pele o aparelho.De acordo com o que o vice-presidente e co-fundador da empresa, Ben Casavant, disse ao site da Universidade de Wisconsin-Madison, a tecnologia é baseada na força de minúsculos fluxos de fluidos.
“Nessas escalas, a tensão superficial domina a gravidade, e isso mantém o sangue no canal, não importa como você segure o dispositivo”, explica.
Em dois minutos, o sistema coleta sangue e o armazena no pequeno recipiente anexado ao dispositivo. Ali cabe 0,15 de um centímetro cúbico, volume suficiente para detectar doenças, infecções, células cancerígenas e medir o açúcar no sangue, além de ser a quantidade que muitos laboratórios coletam para inúmeros exames. como colesterol.
Mais avanços da ciência
- 2 remédios utilizados para dor podem aumentar chance de infarto
- Vacina contra gripe em forma de adesivo: como funciona? Protege mesmo?
- Sequenciados 52 genes da inteligência (e o cigarro faz mal a eles)