Se você frequentemente percebe que tem esquecido compromissos do dia a dia e não consegue manter o foco em tarefas que antes pareciam fáceis de ser administradas, talvez seja importante buscar ajuda médica e realizar exames clínicos, pois a dificuldade de concentração pode estar relacionada a quadros sérios de saúde.
Problemas de saúde que atrapalham a concentração
Disfunção hormonal: dificuldade de manter a concentração, perda de memória e sentimentos de irritabilidade podem indicar problemas hormonais, como hipotireoidismo, doença causada pelo mau funcionamento da tireoide.
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): afeta cerca de 5% das crianças e pode ser levada até a vida adulta. É caracterizada pela dificuldade de manter o foco em determinado assunto por muito tempo, comprometendo o desempenho nos estudos, no trabalho e até mesmo nos relacionamentos pessoais.
Privação de sono: pessoas que dormem menos de 7 horas por noite ou sofrem com interrupções no sono também são propensas a sofrer com falta de foco e falhas de memória. Dormir bem é essencial para a garantir boa concentração e a capacidade de memorização.
Depressão: além de tristeza excessiva, falta de ânimo e cansaço, falta de foco e dificuldade para se concentrar são outros sintomas comuns relacionado a um quadro depressivo. A condição pode ainda comprometer a memória e atrapalhar a capacidade de recordar fatos recentes.
Estresse: a condição também é conhecida por comprometer a memória e atrapalhar o foco. Para se ter uma ideia do impacto da doença, um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin, EUA, mostrou que eventos estressantes podem envelhecer o cérebro em pelo menos quatro anos.
Ansiedade: caracterizada por um sentimento de angústia ou de que algo de ruim vai acontecer no futuro próximo, a condição pode provocar transtornos físicos e mentais, incluindo dificuldade de memorização e falta de foco.
Anemia: caracterizada pela deficiência de ferro no organismo, a doença é mais comum entre crianças com menos de três anos, gestantes e mulheres na menopausa, mas também pode afetar pessoas de qualquer idade. Além de sintomas físicos, como dificuldade de respiração, dores de cabeça, queda de cabelos, entre outros, a condição ainda provoca irritabilidade, falta de atenção e concentração.
Dicas para melhorar a memória e a concentração
- Comer açafrão todo dia pode melhorar sua memória e até evitar depressão
- Dificuldade em se concentrar? Culpa é da quantidade de água que você bebe
- Perda de memória frequente tem 8 causas (3 merecem bastante atenção)