Dificuldade de respirar pelo nariz é sinal de problema sério? Como amenizar?

O nariz é responsável pelo primeiro passo do processo de respiração, pois aquece, umedece e filtra o ar recebido para o pulmão. Quando o órgão está comprometido e impede ou atrapalha o simples ato de respirar, os sintomas podem ser cansaço, ronco, dificuldade para dormir e até mesmo apneia do sono, caracterizada pela pausa momentânea da respiração durante à noite.

Obstrução nasal: causas e tratamentos

A obstrução nasal, ou seja, uma dificuldade em respirar pelo nariz, faz com que a pessoa passe a receber o ar pela boca e, com isso, apresente diversas mudanças no organismo. O entupimento do nariz pode ser provocado por um simples resfriado ou gripe, ou sinalizar um problema mais complexo.

ShutterStock

Rinite, sinusite, adenoide ou desvio de septo são as causas mais comuns da dificuldade em respirar pelo nariz. Crises de rinite e sinusite são sazonais e podem ser tratadas com medicamentos simples, uma vez diagnosticadas por um profissional da saúde.

No caso da adenoide, popularmente conhecida como carne esponjosa, pode atrapalhar a respiração pelo nariz quando cresce demais ou sofre algum tipo de inflamação provocada por fungos ou bactérias.

O desvio de septo nasal é uma condição mais complicada, pois pode estreitar a região da válvula do nariz, provocando a obstrução que atrapalha a respiração. Dependendo do caso e da gravidade do comprometimento da passagem de ar, cirurgia reparatória pode ser necessária para tratar o problema.

ShutterStock

Se a sensação de obstrução nasal é constante, além de buscar ajuda médica o paciente pode investir na prática de atividades físicas que trabalham a respiração, como a natação, por exemplo, usar adesivos encontrados em farmácias para abrir as narinas ou conhecer técnicas de respiração que melhorem a passagem de ar pelas narinas.

Para saber exatamente por que você tem dificuldade em respirar pelo nariz é preciso consultar diferentes especialistas e conhecer o diagnóstico certeiro e o tratamento mais indicado. Avaliações com fonoaudiólogo, otorrinolaringologista ou mesmo um ortodontista são capazes de apontar a fonte do problema.

Tosse, gripe e resfriado: como prevenir e tratar