Diferença entre alergia e intolerância alimentar; entenda

por | jun 30, 2016 | Saúde

Desconforto frequente após as refeições podem traduzir problemas alimentares. Segundo o especialista em genética do laboratório DLE Claudio Schmidt, a intolerância alimentar atinge cerca de 40% da população brasileira, mas em muitos casos é tratado apenas como uma alergia. Contudo, é importante que as pessoas saibam que intolerância e alergia não é a mesma coisa. O especialista explica cada uma e destaca a diferença.

Leia também

Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite? 

Doença celíaca não tem cura, mas pode ser controlada com alimentação 

Meu bebê tem alergia a leite. E agora? 

Intolerância alimentar

Mal-estar, dor no abdome e diarreia podem significar um processo de reação do organismo contra determinado alimento ou substância. “Esse processo de reação está relacionado aos anticorpos do tipo IgG, o que causa sintomas de dores, constipação, enxaqueca, entre outros”, explica Schmidt.

A doença celíaca é uma intolerância ao glúten e não tem cura / Crédito: Thinkstock

Segundo o especialista, os sintomas podem surgir alguns dias após a ingestão do alimento e a pessoa pode desenvolver a intolerância, inclusive, por ter ingerido grandes quantidades do alimento ao longo de anos. “A intolerância alimentar pode atingir todas as faixas etárias, ambos os sexos e pode estar relacionada a diversos tipos de alimentos”, complementa.

Na maioria dos casos, a intolerância não tem cura. Por isso, é importante ficar atenta aos sintomas para que um especialista determine, após o diagnóstico, a quantidade do alimento que o paciente tolera. “Há casos em que o doente não deve mais consumir o alimento, enquanto em outros basta uma redução do consumo”, ressalta o especialista.

Alergia alimentar

“Segundo a literatura médica, as alergias mais frequentes estão relacionadas ao leite de vaca, ao ovo de galinha, ao amendoim e aos crustáceos (camarão)”, diz Schmidt. Alergia a corantes e outros produtos químicos utilizados em produtos industrializados também é comum.

O problema está normalmente associado a sintomas mais agudos como aparecimento de placas avermelhadas na pele e sintomas respiratórios, podendo, em formas mais graves, levar ao choque anafilático ou edema de glote, que podem chegar a ser fatais. Diferente da intolerância, a alergia alimentar é resposta imunológica mediada pela imunoglobulina E (IgE) com reação imediata.