Quando você inicia uma dieta, normalmente se preocupa com a saúde e com o corpo, mas já chegou a pensar que a forma como você se alimenta também pode ter impacto sobre o planeta?
Um estudo conduzido por uma equipe internacional de cientistas aponta que existe uma dieta que poderia, além de evitar doenças e mortes precoces, salvar a vida do planeta, ao promover uma produção sustentável de alimentos. Os pesquisadores batizaram o regime de “dieta da saúde planetária”.
Dieta que evita doenças e salva o planeta

Em um artigo no jornal científico The Lancet, a equipe afirma que a dieta consistiria, basicamente, em reduzir o consumo de carnes e açúcar em mais de 50% e dobrar a ingestão de frutas, legumes e oleaginosas. De acordo com o relatório, a adoção da dieta do futuro seria capaz de evitar quase 12 milhões de mortes prematuras sem provocar impacto negativo sobre o meio ambiente.
Além da diminuição da ingestão de carnes e açúcar, a dieta ainda indica o corte no cardápio de alimentos ultraprocessados que, além de prejudicar a saúde, ainda aumentam os riscos ambientais, uma vez que também geram mais poluição.
A “dieta da saúde planetária” propõe o consumo máximo de um pedaço de carne e duas porções de peixe por semana, além da limitação a 250 gramas diárias de produtos lácteos e aumento da ingestão de alimentos de origem vegetal.

Os especialistas afirmam que uma alimentação pouco saudável é uma das principais causas de doenças em todo o mundo, incluindo condições como obesidade e câncer, por exemplo.
Tipos de dietas
- Pronokal: dieta da comida em pó promete emagrecer 10 kg em um mês
- Dieta cetogênica: quais comidas entram no cardápio? Tire dúvidas
- Como emagrecer com a dieta mediterrânea: veja os principais segredos