Designada para promover a saúde do corpo por inteiro, uma dieta de desintoxicação é um programa a curto prazo focado em eliminar as toxinas de seu organismo. Embora haja muitos tipos diferentes de dietas de desintoxicação, o que a maioria tem em comum é o objetivo de diminuir o consumo de químicos potencialmente daninhos e aumentar a ingestão de comidas que contribuem à limpeza corporal.
Eliminando toxinas de seu corpo, você pode aumentar seus níveis de energia, estimular sua saúde digestiva e, inclusive, melhorar sua concentração. Considerando seus benefícios, é fácil vermos por que uma dieta de desintoxicação é atrativa par algumas pessoas. No entanto, há algumas coisas que devemos considerar antes de começar.
Em primeiro lugar, é importante que você consulte com seu médico. Pessoas com determinadas condições como anemia, diabetes e problemas do fígado devem ora evitar essas dietas, ora fazê-las com supervisão. Elas também são inseguras para mulheres grávidas ou que estão amamentando.
Antes dar início a sua desintoxicação, você deverá, também, preparar seu corpo para uma limpeza ótima. Para isso, tente eliminar o açúcar, adoçantes artificiais, gorduras trans, carboidratos refinados, glúten, álcool e comida empacotada, em lata ou rápida. Do mesmo modo, você deverá tomar esse tempo para se ver livre de todos aqueles alimentos e bebidas que podem tentá-lo durante o processo.
Outro fator a ter em conta é a ingestão de cafeína. Se você for um consumidor assíduo, pode experimentar efeitos colaterais tais como dor de cabeça e fadiga se retirar a substância de sua dieta. Use essas semanas prévias para ir parando aos poucos.
Não se esqueça de que seu corpo precisa de muita água para eliminar as toxinas. Beba pelo menos oito copos por dia e mantenha-se bem hidratado.