Dicas para aliviar sintomas do período menstrual e medo de vazamento

por | jun 30, 2016 | Saúde

*Esta matéria possui conteúdo publicitário

As mulheres costumam passar por diversas situações não muito confortáveis no período menstrual. E se é certo que isso vai acontecer todos os meses, o jeito é aprender a lidar com cada um dos problema.

Leia também:

Conheça cada fase do ciclo menstrual e seus sintomas

Cólica menstrual muito forte não é normal

Como acabar com os sintomas da TPM

Como evitar TPM

Contra a TPM, a alimentação pode ser aliada. Alimentos ricos em magnésio – como cenoura, vagem, abacaxi e folhas verdes – ricos em zinco – gengibre, alho e nozes – ricos em vitamina B6 – banana, salmão, arroz integral, batata e lentilha – e ricos em potássio – feijão, espinafre e água de coco – são indicados para  combater os sintomas da TPM, pois ajudam a regular os níveis hormonais no organismo e a evitar o inchaço, dor de cabeça, irritação, entre outros.

Corrida pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM (Crédito: Thinkstock)

Por outro lado, há os alimentos que devem ser evitados, pois potencializam todos os sintomas e podem agravar ainda mais o quadro. São eles: sal, cafeína, chocolate, bebidas alcoólicas, fast food, frituras, alimentos prontos, queijos fortes e frios processados.

As atividades físicas também podem ser benéficas. Uma das mais indicadas é a corrida, que aumenta os níveis de serotonina no cérebro, provocando bem-estar, e de um neurotransmissor chamado dopamina, dando sensação de prazer.

É possível se livrar das cólicas?

As cólicas podem ser aliviadas com alimentação correta e exercícios (Crédito: Thinkstock)

A contração do útero que acontece na menstruação acaba levando às cólicas. Para aliviá-las, os exercícios e a alimentação também são recomendados. Os mais leves, como ioga, alongamento, caminhada ou bicicleta liberam endorfina, hormônio que diminui a dor. E busque alimentos como banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, salmão, atum e castanha-do-pará, que têm poder anti-inflamatório natural e servem como relaxantes musculares.

Fluxo intenso x vazamento

Se o problema é o fluxo intenso e o medo de algum vazamento, opte por um absorvente reforçado, especialmente os que garantem proteção superior durante a noite.Intimus Evolution Noturno 2 em 1 tem proteção ultra absorvente em uma camada extra suave como algodão, além de ter formato mais longo. O vídeo mostra mais algumas dicas para lidar com esse período.