O funcionamento do metabolismo está muito ligado aos hábitos alimentares, que devem sempre contemplar quantidades satisfatórias de todos os nutrientes, para que nenhuma área do organismo seja prejudicada. Entretanto, algumas atitudes do dia a dia também podem atrapalhar o processo e fazer com que funcione mais devagar. Por outro lado, mudanças simples de hábitos contribuem para acelerar o metabolismo, ajudando a assim a eliminar gorduras indesejadas mais rapidamente.
Leia também:
Chás calmantes para combater a ansiedade
Guia do sono: dicas para dormir melhor e fatores que causam insônia
Como se livrar do estresse
Como acelerar o metabolismo
Intervalos entre as refeições
Ficar muito tempo sem comer não garante o emagrecimento e ainda atrapalha o processo. Isso porque o organismo tende a armazenar mais gordura e demorar mais tempo para se livrar das toxinas. Lanches leves entre as principais refeições fazem com que o metabolismo fique ativo durante todo o dia.
Beber água
Á agua é fundamental para levar nutrientes a todas as partes do corpo, eliminar toxinas, regular o intestino e ainda acelerar o emagrecimento. A água gelada é termogênica e acelera o metabolismo, já que o corpo precisa gastar mais energia para deixá-la na temperatura normal.
Exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é eficaz para acelerar o metabolismo continuamente, além de contribuir para a eliminação de toxinas. A combinação de ginástica aeróbica à musculação ou exercícios localizados é ainda mais eficaz para gastar energia e queimar gordura.
Hábitos que atrasam o metabolismo
Dormir pouco
Uma noite de sono ruim faz com que você não tenha energia suficiente durante o dia para que o corpo trabalhe corretamente. Com isso, o sistema metabólico não opera com toda a capacidade.
Estresse
O estresse faz com que o corpo permaneça em constante estado de tensão e isso gera efeitos físicos: além de desacelerar o metabolismo, esse sentimento pode causar impactos em outras áreas do corpo, como prisão de ventre, queda de cabelo e descamação da pele.